Marquinho Lang trata com vereadoras de Caxias do Sul sobre Ciptea

Presidente da FADERS garantiu que a Fundação já tem condições para a confeccionar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA

#PraTodosVerem Instantâneo da reunião. São mostradas dez janelas, sete delas em câmera aberta, e outras três apenas com o ícone indicando os participantes.
Vereadoras de Caxias do Sul buscaram informações sobre a implantação da Ciptea no RS

O presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, participou na manhã desta quarta-feira (12) de uma reunião virtual com as vereadoras de Caxias do Sul, Marisol Santos e Tatiane Frizzo; a diretora de Proteção Social, Suely de Fátima Rech; a coordenadora de Acessibilidade, Lucelia Amaral Gomes; o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Wagner Júnior; e equipe de assessores. Mediado pela assessora Andressa Bossler, o encontro teve como pauta a implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Rio Grande do Sul.

Marquinho Lang relatou sobre os passos já percorridos a fim de implementar a Ciptea. “Fizemos pesquisas para saber como a carteirinha está sendo empregada nos Estados que já se adiantaram e, desta forma, definimos aquele que consideramos que seja o melhor modelo. A FADERS tem condições de confeccionar dezenas de unidades do documento diariamente, e até já orçamos o custo para que a Ciptea chegue às casas das pessoas. Acredito que, em breve, já estaremos produzindo as carteirinhas, e contamos com o auxílio dos vereadores e das prefeituras na divulgação deste serviço”, afirmou.

A lei 13.977/20 que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) também é conhecida como Lei Romeo Mion, que é filho do apresentador de televisão Marcos Mion e tem transtorno do espectro autista. De acordo com a norma, a Ciptea deve assegurar aos portadores atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.