Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social

XXVIII Semana Estadual da PcD

#PraTodosVerem Logomarca retangular, com a parte superior em fundo verde, em que está escrito XXVIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, 21 a 28 de agosto de 2022. Logo abaixo, um retângulo na cor amarela traz, à esquerda, o lema “A união que fortalece o protagonismo”. À direita, num retângulo menor na cor azul escuro, dentro do retângulo amarelo, cinco símbolos acessíveis, que representam pessoas com deficiência física, pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com deficiência auditiva e pessoas com transtorno do espectro autista. No rodapé, sobre fundo branco, a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão, o Brasão do Governo do Estado – Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, e a logomarca do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE).
XXVIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência começa neste domingo (21)

Em sua 28ª edição, terá abertura oficial na próxima segunda-feira, no Palácio Piratini

Entre os dias 21 e 28 de agosto, acontece no Rio Grande do Sul a XXVIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Com o tema “A união que fortalece o protagonismo”, estarão à disposição diversas atividades paradesportivas e culturais, seminários, palestras, exposições. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (22), no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, a partir das 11h.

Entre os destaques da programação está a realização do 181º Fórum Permanente da Política Estadual para Pessoas com Deficiência, promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, e que reunirá agentes públicos e entidades dos dez municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento Metropolitano Delta do Jacuí, em Porto Alegre, no próximo dia 25, a partir das 8h, no auditório do Ministério Público. As inscrições podem ser feitas no site www.faders.rs.gov.br.

A Semana PcD - Criada pelas Leis nº 14.414/1995 e nº 13.320/2009, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência ocorre anualmente e tem como objetivo dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social. Enquanto órgão gestor estadual das políticas públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Estado, a FADERS tem, entre suas prerrogativas, a coordenação da Semana da PcD, com a parceria de entidades representativas das pessoas com deficiência e órgãos públicos do Estado e Municípios.

Além de consolidar a programação estadual, a FADERS também promoverá atividades, como o Fórum Estadual da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência. Também realizará o “Desafie-se”, atividade paradesportiva presencial aberta para pessoas com e sem deficiência. Será realizado no dia 30, nos turnos da manhã e da tarde, na sede do Centro Abrigado Zona

A programação completa está publicada no site da FADERS Acessibilidade e Inclusão.

Programação Semana PcD 2022 (.pdf 770,95 KBytes)

FADERS