A inclusão se constrói com diálogo: Parobé sedia o 212º Fórum Estadual da Faders
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O 212º Fórum Estadual Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do RS, acontece em Parobé no dia 12 de novembro de 2025, na Câmara Municipal de Vereadores de Parobé, localizada na Avenida das Nações 126, no centro do município.
Realizado pela Faders Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, o evento reunirá representantes dos municípios do Corede Paranhana Encosta da Serra para um dia de debates, diagnósticos e propostas voltadas ao fortalecimento da acessibilidade e da inclusão.
Além das discussões que culminam com a produção de uma carta de intenções da Região, o evento também é uma oportunidade para profissionais, gestores e a comunidade em geral obter informações sobre o novo sistema digital do Passe Livre Intermunicipal e da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), ferramentas que trazem mais agilidade e transparência na garantia de direitos.
As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo QR Code do card de divulgação ou pelo link -INSCRIÇÃO FÓRUM PAROBÉ
Programação completa do Fórum
8h30 – Recepção e credenciamento
9h – Abertura oficial da Faders, município sede do Fórum – Parobé
10h – Painel: Garantia de Direitos e Panorama Geral das Políticas Públicas: por uma Cultura de Acessibilidade Universal, com participação de Idilia Fernandes, Aline Monteiro e Jaqueline Rosa (coordenadoras da Faders, das áreas de Direitos, Política Pública, Pesquisa e Acessibilidade), além do Ministério Público e da Defensoria Pública
11h30 – Momento cultural
13h30 – Diagnóstico situacional dos municípios do Corede Paranhana Encosta da Serra
14h30 – Questões norteadoras para o debate, construção da proposta regional e relatoria
15h30 – Mostra de resultados do Fórum
16h – Leitura e aprovação da carta de intenção dos municípios
16h30 – Coffee break, debate final e propostas da região
17h – Encerramento
*Descrição de imagem nos textos alternativos #acessibilidade