Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Audiência Pública debate atendimento a pessoas com altas habilidades em Caxias do Sul

Presidente da FADERS, Marquinho Lang, e assessoras técnicas da fundação participaram da reunião

Publicação:

Instantâneo da Audiência pública. Nove janelas dividem a tela. Em quatro delas, sobre fundo preto, o nome de participantes. Em outras quatro, o presidente Marquinho Lang, a vereadora Marisol Santos, a assessora técnica da FADERS Larice Bonato, e a presidente da AGAAHSD, Lexandra Gomes. Na outra janela, apenas a foto da assessora técnica Lúcia Lamb.
Audiência pública foi realizada na modalidade mista, com público presente e alguns convidados à distância

O presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, participou na quarta-feira (24) da audiência pública realizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades, de Caxias do Sul. A convite da presidente da Comissão, vereadora Marisol Santos, Lang participou remotamente, e foi acompanhado pelas assessoras técnicas da FADERS especializadas em Altas Habilidades, Lucia Lamb e Larice Bonato. Os vereadores articulam para que o Executivo encaminhe ao Parlamento a Política Municipal de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, para o atendimento especializado de estudantes com altas habilidades e superdotação.

Marquinho Lang elogiou a iniciativa dos vereadores, pois reconhece que o trabalho de identificação da pessoa com altas habilidades e acompanhamento adequado nos municípios é ainda incipiente. “Identificar ainda nos primeiros anos de vida é fundamental para que a pessoa com altas habilidades possa aproveitar o próprio potencial. Muitas pessoas acabam sendo identificadas pela FADERS, ou pelas associações, quando os pais constatam que algo está acontecendo. Mas não são todos os pais que se dão conta e os municípios precisam auxiliar nesse processo”, afirmou. “Esse trabalho que a Frente Parlamentar está fazendo é diferenciado, pois busca uma política pública permanente de atenção às pessoas com altas habilidades. E a FADERS é parceira para colaborar através de suporte técnico e capacitação de servidores”, concluiu.

Também participaram da audiência a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini; a presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação, Lexandra Gomes; representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Complexo Universitário FSG, Instituto Federal de Educação, Secretaria Municipal  de Esporte e Lazer, Conselho Municipal de Educação, professores e especialistas em AH/SD, além do grupo Mães que Lutam e dos vereadores que fazem parte da Frente Parlamentar, Tatiane Frizzo, Fiuza e Felipe Gremelmaier.

FADERS