Estão abertas as inscrições para o I Fórum Temático On-line sobre Altas Habilidades/ Superdotação

Evento será totalmente on-line e tem como tema "Potenciais Humanos que Transformam". A participação é gratuita

Cartão com fundo na cor preta e letras na cor laranja. No alto o título e o tema do Fórum. Abaixo, à esquerda, diz inscrições abertas. À direita, o desenho de um busto cercado por símbolos de diferentes áreas do conhecimento humano.
Fórum abordará conceitos, mitos, identificação, atendimento, AEE, docência e prática

Em comemoração ao Dia Internacional da Superdotação, celebrado no dia 10 de agosto,a FADERS Acessibilidade e Inclusão promoverá o I Fórum Tématico On-line sobre Altas Habilidades/Superdotação “Potenciais Humanos que Transformam”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. A aula inaugural ocorrerá no próximo dia 11.

Estudos apontam que entre 3,5 e 5% das pessoas possuem indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e estes indivíduos estão na sua maioria das vezes sem identificação ou tendo diagnósticos errôneos. De acordo com a coordenadora de Capacitação da FADERS, Eva Loreni de Castilhos, o Fórum tem como objetivo discutir sobre esta temática pouco referida e que tem alta representatividade. “Precisamos identificar, acolher e direcionar estes potenciais para a transformação positiva na vida destas pessoas com ações como o Fórum Temático, que trabalha a conscientização da sociedade – família, profissionais da educação e saúde. É necessário que a sociedade entenda a existência das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação”, afirma a coordenadora de Capacitação.

O Fórum é voltado a todos os âmbitos escolares (municipais, estaduais e particulares), incluindo a família e profissionais da saúde e ocorrerá de forma virtual pela Plataforma Google Sala de Aula, realizado em duas etapas:

? Primeira etapa: na plataforma Google Sala de Aula, disponibilizamos videoaulas da abordagem teórica sobre o tema, materiais de leitura e um formulário para envio de dúvidas que serão discutidas na segunda etapa.

? Segunda etapa: reunião virtual – disponibilizaremos o link de acesso para a reunião virtual que acontecerá no dia 30 de agosto de 2021 das 14h às 16h. Na oportunidade, responderemos as dúvidas encaminhadas através do formulário.

A reunião é gravada e fica disponível na plataforma do Fórum para os inscritos que não puderem acompanhar ao vivo.

SERVIÇO:

Abertura das inscrições: 02/08/2021

Aula Inaugural: 11/08/2021

Aula Síncrona: 30/08/2021

Encerramento do Fórum: 03/09/2021

Público-alvo: profissionais da educação e saúde, familiares.

OBS.: o participante precisa ter um e-mail de domínio GMAIL

TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS:

- Inteligência: Conceito sobre inteligências Múltiplas de H. Gardner
- Concepção sobre altas habilidades/superdotação de J. Renzulli
- Mitos sobre altas habilidades/superdotação
- Algumas características sobre os comportamentos das altas habilidades/superdotação
- A importância da família e escola para o desenvolvimento da pessoa com os indicadores de altas habilidades/superdotação.
- Docência e Altas Habilidades: desafios e projetos
- Identifiquei pessoa com AH/SD na Escola. O que fazer?

INSCRIÇÕES AQUI