Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

FADERS Acessibilidade e Inclusão apresenta Ciptea-RS para MOAB

Em reunião virtual, dirigentes da FADERS apontaram avanços da Ciptea gaúcha em relação às exigências da lei federal

Publicação:

Instantâneo da tela que mostra, à esquerda, um slide da apresentação com leis e, à direita, três janelas, sete deles com participantes e seus nomes e duas com ícones e o nome dos participantes. No alto, a indicação que 18 pessoas participavam da reunião.
Marquinho Lang destacou o papel de entidades como o MOAB na implantação da Ciptea

Integrantes gaúchos do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) conheceram, na manhã desta terça-feira (1º), como será a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) que a FADERS Acessibilidade e Inclusão está implantando no Rio Grande do Sul. Durante duas horas de reunião virtual, o presidente Marquinho Lang, a diretora técnica Ana Flávia Beckel Rigueira, as coordenadoras de Acessibilidade, Aline Monteiro Correa, e de Atendimento, Mirelle Melo Ferreira Duarte, mostraram passo a passo como o documento poderá ser encaminhado, apontaram avanços da Ciptea gaúcha em relação às exigências da lei federal e responderam a perguntas dos participantes.

Marquinho Lang destacou o importante papel desempenhado por entidades como o MOAB para a implementação do documento. “Frequentemente, as políticas públicas só são colocadas em prática devido a provocação das entidades, que têm um trabalho que muitas vezes chega onde o poder público não consegue. Temos que agradecer a MOAB por todo o trabalho que fazem, e que possamos estar conectados o tempo todo para a divulgação e o encaminhamento da Ciptea, porque assim as pessoas perceberão o resultado prático dos benefícios da Ciptea e vão buscar os próprios direitos e os direitos dos familiares”, afirmou.

A diretora técnica, Ana Flávia, citou alguns benefícios que serão gerados pela implantação da Ciptea. “Vamos conseguir realizar levantamentos com dados reais que permitirão implementar políticas públicas, fortalecer as experiências já existentes de serviços especializados no atendimento às pessoas com TEA e suas famílias, e desta forma garantir atenção integral e priorizar o atendimento e o acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”, frisou.

 

#PraTodosVerem Instantâneo da tela que mostra, à esquerda, um slide da apresentação com leis e, à direita, três janelas, sete deles com participantes e seus nomes e duas com ícones e o nome dos participantes. No alto, a indicação que 18 pessoas participavam da reunião naquele momento.

FADERS