Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

FADERS apresenta primeiro estudo sobre pessoas com autismo a partir de dados da Ciptea

Pesquisa com 4.074 pessoas está disponível para download

Publicação:

#PraTodosVerem O presidente Marquinho Lang, sentado sobre cadeira de rodas, empunha um microfone. No lado direito dele, quatro mulheres estão sentadas e observam a fala. Após, em uma tela apoiada sobre um pedestal, um eslaide da apresentação. Ao lado, uma mulher, em pé, faz a interpretação em Libras.
Marquinho Lang valorizou o trabalho desenvolvido pela equipe da FADERS

#PraTodosVerem Ao fundo, virados para foto, a diretora Ana Flávia, que está em pé, atrás de um púlpito, falando ao microfone; o presidente Marquinho Lang e as outras três componentes da mesa, todos sentados, além de uma tela com um eslaide da apresentação e da intérprete de Libras, que está em pé. Em primeiro plano, dezenas de pessoas sentadas, assistem a apresentação.
Diretora Ana Flávia fez a apresentação do estudo desenvolvido pela FADERS
A FADERS Acessibilidade e Inclusão lançou, na manhã desta terça-feira (24), a primeira edição da pesquisa “Características da população com Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Em cerimônia no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, foram apresentados dados colhidos a partir das primeiras 4.074 Cipteas expedidas pela Fundação.

A pesquisa está disponível no site da FADERS e pode ser baixada aqui. Anualmente, sempre nos meses de abril, dedicado à conscientização sobre o Autismo, os dados serão atualizados. Este primeiro estudo, aponta informações relevantes relacionados à assistência social, à educação, à saúde, ao emprego e à renda.  

#PraTodosVerem À esquerda, em primeiro plano, um folder com um modelo de Ciptea é segurado pelas mãos de um homem. Outras pessoas, todas de costas para a foto, também seguram e olham o folder. Ao fundo, de forma distorcida, uma mulher em pé fala para o público, enquanto um homem e três mulheres  estão sentados.
Além de dados da pesquisa, público também teve acesso a informações sobre a Ciptea expedida no RS pela FADERS

Na abertura, o presidente da FADERS, Marquinho Lang, destacou que, até então, os dados sobre autismo utilizados no Brasil tomam por base pesquisas feitas em outros países. “Hoje se fala que há uma pessoa com TEA para cada 44 nascidos. Mas essa é uma realidade americana. Não é a nossa, porque tem uma aí uma questão sociocultural. Este é um momento histórico para todos nós da FADERS. Estamos apresentando para o Estado, para o país, os primeiros números de uma pesquisa séria, responsável, que muda a história das políticas públicas para o autismo”, afirmou.

Em sua apresentação, a diretora técnica, Ana Flávia Beckel Rigueira, ressaltou que a intenção de realizar a pesquisa acompanhou o processo de criação da Ciptea do RS. “Nossa preocupação não era de fazer só uma carteira, mas ter a Ciptea como um importante recurso para construirmos uma base de dados para subsidiar pesquisas e, então, propormos políticas púbicas que sejam adequadas às demandas desta população”, revelou. “Hoje é um dia muito especial, cheio de significado pra nós, porque tínhamos essa preocupação de fazer um trabalho que pudesse subsidiar, trazer informações significativas da população com autismo do Estado”, completou.

A secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Márcia Pires de la Torre, reforçou a importância do estudo para nortear programas e ações do governo estadual e dos municípios focadas nas pessoas com autismo. “Esta primeira pesquisa é inédita no país. Preenchemos uma lacuna histórica, já que não há, no RS e no Brasil, dados suficientes sobre as pessoas com autismo, o que configura um descaso imperdoável. Esperamos com isso amenizar a angústia de pais, mães e familiares quando sentem a precariedade dos recursos disponíveis para atender a singularidade de seus filhos”, acrescentou.

Compuseram a mesa juntamente com a secretária o presidente da Faders e a diretora, a representante da Rede Gaúcha Pró-Autismo, Sheila Menegotto; e a representante da Defensoria Pública, defensora Liliane Paz Deble. Presenciaram o lançamento da Pesquisa, ainda, a secretaria de Saúde, Arita Bergman; a secretaria de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann; deputados estaduais, vereadores e dirigentes de entidades de defesa dos direitos das pessoas com autismo.

BAIXE A PESQUISA AQUI

FADERS