Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

FADERS e PPRL/UFRGS - Laboratório de Pesquisa em Psiquiatria Psicodinâmica recebem prêmio na Jornada CELG 2021

"Pesquisas Sobre Sexualidade e Pessoas Com Deficiência” recebeu o prêmio na área de Psicologia ou Psiquiatria

Publicação:

Instantâneo da jornada CELG, em que aparecem 15 janelas distribuídas em quatro linhas, com os participantes, homens e mulheres, em câmera aberta. No alto, a logomarca da Jornada Celg 2021, Felicidade, Ciência e Psicoterapias.
Jornada CELG 2021

FADERS Acessibilidade e Inclusão e PPRL/UFRGS - Laboratório de Pesquisa em Psiquiatria Psicodinâmica recebem prêmio na Jornada CELG 2021

“Pesquisas Sobre Sexualidade e Pessoas Com Deficiência - Revisão da Literatura” recebeu o prêmio de trabalho científico na área de Psicologia ou Psiquiatria

O trabalho intitulado “Pesquisas Sobre Sexualidade e Pessoas Com Deficiência - Revisão da Literatura” recebeu o prêmio de trabalho científico na área de Psicologia ou Psiquiatria Positiva, na Jornada CELG (Centro de Estudos Luis Guedes) 2021, ocorrida entre os dias 24 e 26 de junho de 2021. A pesquisa foi coordenada pelo psicólogo Charlie Trelles Severo, com a participação da coordenadora de Pesquisa da FADERS, Andréa Asti Severo; da coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marilu Mourão Pereira; da psicóloga da FADERS, Simone Regina Sandri Modesti; e os pesquisadores Gabriela Massaro Carneiro Monteiro, Bárbara Tietbohl Martins Quadros dos Santos, Tamires Bastos, Cláudio Laks Eizirik, Pricilla Braga Laskoski, com orientação e supervisão da Professora e Doutora Simone Hauck, integrantes do PPRL-Laboratório de Pesquisa em Psiquiatria Psicodinâmica do PPG-Psiquiatria/UFRGS.
Nesta apresentação, o conteúdo desenvolvido registra pesquisas científicas realizadas entre os anos de 2017 e 2019 a respeito do tema Sexualidade e Pessoas com Deficiência. São descritos 26 estudos com a metodologia de revisão da literatura, evidenciando que pesquisas sobre pessoas com deficiência e sexualidade são realizadas em todos os continentes do planeta, registrando a necessidade e importância para abordar a profundidade deste tema. Esta revisão ratifica que a sexualidade intersecciona corpo e mente, ou fisiologia e psiquismo. Os conteúdos identificados foram classificados como: vida sexual prática, saúde sexual, identidade de gênero e orientação sexual, abuso e violência sexual, direitos reprodutivos e educação sexual curricular. É destacado que Programas de educação sexual, acessíveis à pessoa com deficiência são fundamentais, objetivando ampliar o conhecimento sobre a sexualidade, favorecendo a noção de prazer, bem como a garantia e a assimilação dos direitos sexuais. Assim, é favorecida a disseminação do debate deste direito, enfrentando barreiras e discriminações, evitando o papel de alvo de projeções sociais.
O vídeo deste trabalho estará disponível na Semana da Pessoa Com deficiência, a partir do dia 21 de agosto de 2021.



FADERS