Professores de Rolante recebem capacitação “Paradesporto Escolar e seu Potencial Transformador”

Professores e alunos aprenderam na prática modalidades como Goalball e Bocha Paralímpica

21 adultos estão sentados no chão de uma quadra esportiva. Em meio a eles, duas cadeiras unidas por uma fita simula uma rede de vôlei. À esquerda, em pé, Cláudia Alfama (de costas para a foto) sinaliza com as mãos.
Vôlei Sentado foi uma das modalidades praticadas

Três crianças, duas sentadas em cadeiras de plástico e uma em cadeira de rodas, e uma mulher adulta ajoelhada entre as duas cadeiras de plástico. A frente dela, um estojo com seis bochas paralímpicas, azuis e vermelhas. O menino em cadeira de rodas segura uma bocha. A frente dele, uma canaleta que dá a direção da bocha, é segurada por uma mão.
Estudantes com deficiência também participaram das atividades
AA FADERS Acessibilidade e Inclusão levou ao município de Rolante a capacitação “Paradesporto Escolar e seu Potencial Transformador”, com a profissional de Educação Física e coordenadora do Núcleo Estadual do Paradesporto, Claúdia Alfama. Desde o último dia 2 de setembro, professores das redes municipal e estadual participaram de forma virtual do curso, que foca na inclusão da pessoa com deficiência nas práticas esportivas, com resultados positivos na autoestima e na qualidade de vida. Na última quinta-feira (9), no entanto, o evento foi presencial, e deu a oportunidade a professores e a 75 alunos de praticar as modalidades Goalball, Bocha Paralímpica e Vôlei Sentado.

À direita, uma goleira. Em frente a ela, uma pessoa está deitada, defendendo uma bola. Atrás dela, um homem em pé. Mais à frente, uma pessoa abaixada acaba de arremessar a bola. Atrás, Cláudia Alfama orienta. Ao fundo, nove pessoas, homens e mulheres, um deles em cadeira de rodas, observam.
Professores das redes municipal e estadual praticaram goalball

O presidente da FADERS, Marquinho Lang, esteve em Rolante para acompanhar a capacitação. “Trabalho como estes que a Prefeitura de Rolante quer implantar, de formar fomentar as práticas paradesportivas, de formar equipes, é fundamental para a formação de cada aluno com deficiência, tanto na questão do respeito às regras, da disciplina, como propriamente para a inclusão de todos. A FADERS sempre estará ao lado de iniciativas como esta”, afirmou.

A capacitação “Paradesporto Escolar e seu Potencial Transformador” integrou a programação do Setembro Verde, promovido pela Prefeitura de Rolante por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Participação Popular.

Quatro pessoas, duas mulheres e uma menina em pé, e o presidente da FADERS, Marquinho Lang, sentado em cadeira de rodas, posam para foto em frente a um banner da FADERS. Ao fundo, crianças e adultos fazem atividades em uma quadra esportiva.
Primeira Ciptea de uma moradora de Rolante foi entregue pelo presidente Marquinho Lang

CIPTEA - Durante o evento, também foi entregue pelo presidente da FADERS, Marquinho Lang, e pela secretaria de Assistência Social, Alzira Rippel, a primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) de uma moradora de Rolante.