Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Selo de Acessibilidade da Faders estimula municípios gaúchos a promover espaços mais inclusivos

Publicação:

Foto com representante UETI recebendo certificado - sele prata acessibilidade das representantes da Faders e junto na foto a presidente do Conselho municipal
Primeiro selo prata de acessibilidade é entregue para UETI de Ijuí - Foto: Bethania Haas Loblein/ Ascom Faders Acessibilidade e Inclusão
Por Bethania Haas Loblein / Ascom Faders

Criado pela Faders Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade tem como propósito estabelecer, divulgar e implantar parâmetros que definem as condições razoáveis de acessibilidade arquitetônica e urbanística nos municípios do Rio Grande do Sul.

A iniciativa incentiva o poder público e a sociedade a adotarem o desenho universal na concepção de espaços, mobiliários, serviços e equipamentos destinados a prédios, praças, escolas e demais ambientes públicos ou privados.

Os locais avaliados recebem certificação em um dos três níveis : Bronze, Prata ou Ouro, conforme os critérios da NBR 9050/2020, que define os pilares da acessibilidade.

Até outubro de 2025, sete locais em quatro municípios gaúchos já conquistaram o Selo de Acessibilidade:

  • Bagé: Clube Cantegril – Selo Bronze
  • Caxias do Sul: Câmara de Vereadores – Selo Bronze
  • Ijuí: UETI – Selo Prata
  • Farroupilha: Centro de Compras Farroupilha, Holiday e Casa de Festas Perlage, Espaço Biazolli Festas e Eventos, e Pulsar Comércio e Serviços de Informática – Selo Bronze

Outros municípios já assinaram o termo de adesão e estão em processo de certificação: Barra do Ribeiro, Coronel Bicaco, Fagundes Varela, Gramado, Guaíba, Horizontina, Jacutinga, Marau, Paulo Bento, Progresso, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Gabriel e Vera Cruz.

 “O Selo de Acessibilidade é mais do que uma certificação, é um compromisso com a cidadania. Tornar os espaços acessíveis é garantir o direito de ir e vir com autonomia e dignidade a todas as pessoas”, destaca Jaqueline Rosa, coordenadora de Acessibilidade da Faders.

A Faders reforça que os municípios interessados podem acessar a Portaria atualizada do Selo Estadual de Acessibilidade (clicando aqui) e realizar contato om a Fundação para assinar o termo de adesão.

Na foto do arquivo - A UETI ( União das Etnias) de Ijuí recebendo o selo Prata de Acessibilidade 

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

FADERS