Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade: um marco para inclusão no Rio Grande do Sul
Publicação:
Criado pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade tem como finalidade estabelecer e divulgar parâmetros claros de acessibilidade arquitetônica e urbanística nos municípios gaúchos. A iniciativa busca incentivar o poder público e a sociedade a adotarem o desenho universal na concepção de espaços, mobiliários, serviços e equipamentos, assegurando que ambientes públicos e privados sejam cada vez mais inclusivos.
Os espaços avaliados podem receber certificação em três níveis — Bronze, Prata ou Ouro — a partir de critérios que consideram segurança, autonomia e conforto, sempre com base nas diretrizes da ABNT NBR 9050/2020 e outras normas de acessibilidade.
A adesão dos municípios ao sistema, por meio de convênios com a FADERS, é fundamental para ampliar a fiscalização e a implantação de políticas de acessibilidade em escolas, praças, prédios públicos e privados. Já para as entidades, conquistar o Selo representa reconhecimento social e institucional, reforçando o compromisso com a inclusão e garantindo ambientes mais seguros e acessíveis para todas as pessoas.
Na página da FADERS, aba “Serviços” estão disponíveis para consulta o Relatório Técnico completo e a Portaria que regulamenta o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade, onde está o formulário que deve ser preenchidos para solicitar a adesão ao Sistema.
Mais informações - Relatório e Portaria- clicando aqui
*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade