Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social

Validade do Passe Livre Intermunicipal para PcD foi prorrogada

Medida vale até 30 de junho de 2022 e atende aos benefícios que expiraram a partir de 2020

Publicação:

No alto, em uma tarja na cor amarela, está escrito Nova Prorrogação do Passe Livre Intermunicipal para PcD. Abaixo, sobre fundo azul, a frente de um ônibus branco à esquerda, e ao lado, dentro de um retângulo em azul marinho, diz As carteirinhas com vencimento a partir de 2020 terão validade até 30 de junho de 2022. No rodapé, uma tarja na cor amarela, com a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão ao centro.
Prorrogação foi possível a partir de acordo entre FADERS Acessibilidade e Inclusão com Metroplan, ATM e RTI

Foi prorrogado até 30 de junho de 2022 o prazo de validade das carteiras do Passe Livre Intermunicipal para pessoa com deficiência de baixa renda do Rio Grande do Sul. A medida vale para os benefícios que expiraram a partir de 2020.  Tal medida foi tomada por iniciativa da FADERS Acessibilidade e Inclusão, com apoio da Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos  e Assistência Social, em acordo com a Metroplan, Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM)  e  Associação Rio-grandense de Transporte Intermunicipal (RTI).

Entre as razões para a prorrogação estão a grande quantidade de  carteiras  represadas  em função  da  pandemia  de  Covid-19 e as medidas ainda vigentes para fins de prevenção da transmissão. De acordo com o presidente da FADERS, Marquinho Lang, a prioridade é evitar que as pessoas com deficiência enfrentem dificuldades em exercer o direito ao passe livre. “Desde que a pandemia chegou ao Estado, temos contado com a compreensão das entidades e prorrogado a validade dos documentos com vencimento previsto para 2020. É importante salientar que os benefícios vencidos antes de 2020 não estão automaticamente prorrogados, sendo necessário o envio dos documentos para expedição de nova carteira”, afirmou.

Oficio Circular 18 2021 RODOVIARIAS RS Prorrogação Validade Carteiras Passe Livre PcD 30JUN22 (.pdf 163,36 KBytes)

FADERS