Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Validade do Passe Livre Intermunicipal para PcD foi prorrogada

Medida vale até 30 de junho de 2022 e atende aos benefícios que expiraram a partir de 2020

Publicação:

No alto, em uma tarja na cor amarela, está escrito Nova Prorrogação do Passe Livre Intermunicipal para PcD. Abaixo, sobre fundo azul, a frente de um ônibus branco à esquerda, e ao lado, dentro de um retângulo em azul marinho, diz As carteirinhas com vencimento a partir de 2020 terão validade até 30 de junho de 2022. No rodapé, uma tarja na cor amarela, com a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão ao centro.
Prorrogação foi possível a partir de acordo entre FADERS Acessibilidade e Inclusão com Metroplan, ATM e RTI

Foi prorrogado até 30 de junho de 2022 o prazo de validade das carteiras do Passe Livre Intermunicipal para pessoa com deficiência de baixa renda do Rio Grande do Sul. A medida vale para os benefícios que expiraram a partir de 2020.  Tal medida foi tomada por iniciativa da FADERS Acessibilidade e Inclusão, com apoio da Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos  e Assistência Social, em acordo com a Metroplan, Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM)  e  Associação Rio-grandense de Transporte Intermunicipal (RTI).

Entre as razões para a prorrogação estão a grande quantidade de  carteiras  represadas  em função  da  pandemia  de  Covid-19 e as medidas ainda vigentes para fins de prevenção da transmissão. De acordo com o presidente da FADERS, Marquinho Lang, a prioridade é evitar que as pessoas com deficiência enfrentem dificuldades em exercer o direito ao passe livre. “Desde que a pandemia chegou ao Estado, temos contado com a compreensão das entidades e prorrogado a validade dos documentos com vencimento previsto para 2020. É importante salientar que os benefícios vencidos antes de 2020 não estão automaticamente prorrogados, sendo necessário o envio dos documentos para expedição de nova carteira”, afirmou.

Oficio Circular 18 2021 RODOVIARIAS RS Prorrogação Validade Carteiras Passe Livre PcD 30JUN22 (.pdf 163,36 KBytes)

FADERS