Mais do que acessibilidade, uma porta para a liberdade: Porto Alegre recebe nova cadeira anfíbia
Publicação:

Imagine sentir o frescor da água no corpo em um dia quente como o de hoje! , Banhar-se sem medo e esta viver a alegria ao lado da família e dos amigos. Para muitas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, essa experiência ainda é um desafio. Mas, com o auxílio do Programa Rede Praia Acessível, isto está sendo possível no verão Gaúcho, e já contabilizamos 53 Guaritas Acessíveis de Torres a Santa Vitória do Palmar .
Amanhã, terça-feira, dia 11 de fevereiro, às 10h , mais uma cadeira anfíbia será entregue no *Centro Vida (Cevi), Rua Papa Pio XXII, 350 – Vila Ingá, graças a parceria entre a Faders Acessibilidade e Inclusão e Prefeitura de Porto Alegre, somando assim três pontos de banho assistido na capital dos gaúchos ( um é no Lami e outro na piscina do Cecores).
O Programa Rede Praia Acessível, coordenado pela Faders faz da Operação Verão Total do Governo do RS e tem como principal objetivo garantir o direito ao lazer para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida , promovendo autonomia, inclusão social e qualidade de vida . Ele possibilita que essas pessoas possam usufruir de praias, rios, piscinas e lagoas de forma segura, por meio de cadeiras anfíbias e equipes capacitadas para oferecer suporte no banho assistido.
Além de proporcionar acesso físico à água, o programa resgata a autoestima, devolve o sentimento de pertencimento e reforça o direito ao lazer e à liberdade . O Rede Praia Acessível quebra essa barreira , garantindo experiências inesquecíveis e mostrando que a acessibilidade deve estar presente em todos os espaços.
"Acessibilidade vai muito além de rampas e estruturas. É sobre proporcionar experiências, criar memórias e garantir que todos possam viver o melhor do verão” Marquinho Lang, presidente da Faders .
*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade