Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Pesquisa CIPTEA

Características da População com Carteira de Identificação do Transtorno do Espectro Autista no Rio Grande do Sul

#PraTodosVerem Card com fundo branco. No meio da folha, o desenho de uma lâmpada, que está fatiada e dividida nas cinco cores antes mencionadas, cada uma com um texto na cor correspondente ao lado. De cima para baixo: Automação, Mais agilidade e segurança aos processos, em verde; Economia, redução da mão de obra, em vermelho; Confiança, menor exposição ao erro humano, em amarelo; Modernização, acompanha os avanços tecnológicos, em cinza; Transparência, acompanhamento da solicitação pelo cidadão.
Dados obtidos a partir das solicitações por Cipteas serão considerados para a implementação de políticas públicas

A primeira pesquisa sobre as características da população com Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Rio Grande do Sul (Ciptea), realizada pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, já está pronta e com data de lançamento marcada. Será no próximo dia 24 de maio, no salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, às 9h30.

Lançada em 2021, a Ciptea produzida no RS não só garante a atenção integral, o pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social, conforme estabelece a lei federal, como também serve de base para a proposição de políticas públicas. A partir dos formulários, está se construindo uma base de dados que subsidia pesquisas para a articulação e o desenvolvimento de projetos e de programas a fim de atender as necessidades específicas das pessoas com autismo e suas famílias.

Esta primeira pesquisa tem por base as solicitações de Ciptea feitas entre junho de 2021 e março deste ano e traz informações significativas nas áreas relacionadas à assistência social, educação, saúde, trabalho e renda. A amostra tem 4.074 pessoas de todas as regiões do RS.

Desta forma, o estudo promovido pela FADERS vem suprir parte de uma lacuna histórica, já que não há, no Brasil e no Rio Grande do Sul, dados suficientes sobre as pessoas com autismo. A partir de agora, as pesquisas serão periódicas, com atualização nos meses de abril, que é o mês de conscientização sobre o TEA. Os dados serão disponibilizados de forma regionalizada por Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e também por municípios, possibilitando que estes também desenvolvam políticas com base na sua realidade local.

ACESSE AQUI A PRIMEIRA PESQUISA

Características da População com Transtorno de Espectro Autista no Rio Grande do Sul 2023 docx (2) (.pdf 1,43 MBytes)

3ª EDIÇÃO DA PESQUISA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO COM TEA NO RS

FADERS