A 196ª edição Fórum Permanente da Faders aconteceu em Soledade

Foto- no centro uma mesa retangular com uma toalha em renda, esta foi a mesa oficial da abertura do 196ª edição Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades RS aconteceu no Centro Cultural em Soledade, no dia 24 de abril, reunindo mais de 200 pessoas do Corede Alto da Serra do Botucaraí, ao fundo sentadas autoridades e ao centro em pé com o microfone em mãos a prefeita de Soledade dando boas vindas aos participantes .
A 196ª edição Fórum Permanente da Faders aconteceu em Soledade
Por Bethania Haas Loblein MTB - 10359

A 196ª edição Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades RS aconteceu no Centro Cultural em Soledade, no dia 24 de abril, reunindo mais de 200 pessoas do Corede Alto da Serra do Botucaraí.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Soledade- CAPS – CRAS – CAEES , da Apae, da Associação de Mães de Autistas de Soledade, e da Associação de Municípios do Alto da Serra do Botucaraí; o evento foi um marco para a discussão de políticas públicas voltadas para Pessoas com Deficiência (PcD) e Altas Habilidades, quando ao final do encontro foi elaborada a carta de intenção da região, com propostas de políticas públicas para área da inclusão e acessibilidade e que será levada ao Fórum Estadual.

A coordenadora de Direitos e Políticas Públicas da FADERS, Idilia Fernandes, que também é a organizadora do Fórum, destacou a participação ativa da comunidade, ressaltando a importância do debate para a construção de políticas inclusivas que realmente impactem a realidade dos municípios.

O presidente da FADERS, Marquinho Lang, reforçou o compromisso da Fundação com a acessibilidade e inclusão, e da importância da instituição estar presente em todas as regiões do Rio Grande do Sul, para conhecer a realidade e ouvir dos gaúchos, o que é necessário em cada região para que o Estado seja cada vez mais presente e com políticas públicas inclusivas e acessíveis em todas áreas.

Durante o Fórum, foram apresentadas palestras sobre garantia de direitos e panorama das políticas públicas, além de dados sobre as características das pessoas com Transtorno de Espectro Autista na região do Alto da Serra do Botucaraí, conforme pesquisa realizada pela Faders cuja responsável é a Coordenadora Aline Monteiro. O estudo completo está disponível em nosso site - www.faders.rs.gov.br

*descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade