Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

A importância do trabalho para a pessoa com Síndrome de Down

A Unidade de Trabalho da FADERS apresenta a experiência de Rubem Pena Júnior no mercado de trabalho

Sobre o desenho de um crachá, a foto deum homem com Síndrome de Down, à esquerda, e, ao lado, o nome Rubem Henrique Pena Júnior, seguido do texto “10 anos de experiência de trabalho em supermercados”. No rodapé, a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão.
De acordo com o gerente, Rubem Pena Júnior está sempre pronto a fazer o que é solicitado e atende bem os cliente

Em comemoração à Semana da Síndrome de Down, a Unidade Trabalho/FADERS, realizou entrevista com Rubem Henrique Pena Junior. Na ocasião conversou-se, também, com sua família e seu empregador, acerca da trajetória no mercado de trabalho.

Rubem foi aluno, até os 21 anos, da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Viana, onde fazia parte do Programa de Trabalho Educativo (PTE), sendo encaminhado a um curso de aprendizagem, que lhe proporcionou competências voltadas à profissionalização na área de supermercados. Trabalhou durante oito anos em uma rede de supermercados da capital.

Trabalha, aproximadamente há dois anos, em outra rede de supermercados na zona sul de Porto Alegre.

Na entrevista, Rubem colocou que sempre foi muito bem acolhido e tem uma boa relação com todos os colegas. Desenvolve funções de empacotador, faz devoluções de mercadorias, organiza as prateleiras e o setor de hortifruti. Disse que gosta de ter seu dinheiro, pois consegue adquirir coisas para si, como roupas, tênis e celular.

Segundo a família, houve aceitação total e incentivo para que todo o processo se efetivasse. A mãe coloca que o filho teve muitos progressos desde que iniciou no trabalho, demostrou mais autonomia, evoluiu em suas aprendizagens e fez amigos.

No momento da entrevista com o empregador, o gerente comentou que a empresa desenvolve a prática da inclusão com seus colaboradores, promovendo reuniões para dirimir dúvidas, oportunizando a Rubem uma acolhida adequada.

Segundo o gerente os colegas tratam Rubem com respeito e paciência. Disse também que executa muito bem suas funções.Está sempre pronto a fazer o que lhe é solicitado, é esforçado, atende bem os clientes e tem iniciativa, e no setor de empacotamento tem excelente desempenho.

É necessário evidenciar a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, destacando, nesta entrevista, o mercado de trabalho.

Acreditamos que, assim como em uma engrenagem todas as partes devem estar articuladas, o envolvimento de todos é fundamental para a inclusão.

 

- Eloide Marconi, Analista Assistente Social, Chefe Unidade Trabalho

- Kaici Marcondes de Carvalho, Analista Psicóloga

- Lisiane Gil, Analista Pedagoga

- Marco Antônio Santos, Auxiliar Técnico

- Rosane Arostegui, Analista Assistente Social

FADERS