Bagé reforça compromisso com a acessibilidade e se prepara para novo ciclo de ações com apoio da FADERS
Publicação:

Na quarta-feira (14/05), a vereadora de Bagé, Ana Paula da Silva Moreira, esteve na sede da FADERS Acessibilidade e Inclusão, em Porto Alegre, acompanhada de sua equipe: a assessora jurídica Marília Scardoelli dos Santos, a assessora parlamentar Maíra Zago e a intérprete de Libras Renata de Melo Machado. O objetivo da visita foi buscar mais informações sobre o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade e entregar uma carta de intenções para que o tema integre a pauta do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, que será realizado no município ainda este ano.
A reunião foi conduzida pela Coordenadora de Acessibilidade da FADERS, Jaqueline Rosa, e teve como foco o fortalecimento do Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade em Bagé. A vereadora buscou esclarecimentos sobre as atualizações da portaria que regula o Selo, com o intuito de garantir que as mudanças promovam melhores práticas e resultados concretos para a sociedade. Também defendeu o engajamento mais ativo do Poder Legislativo municipal, destacando a importância da continuidade das políticas públicas de acessibilidade nos espaços urbanos, públicos e privados.
Bagé foi um dos primeiros municípios a aderir ao Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade, em 2023, e se destacou ao ter o Cantegril Clube contemplado com o Selo Bronze, tornando-se o segundo local do Rio Grande do Sul a receber essa distinção — reflexo do comprometimento local com a promoção da acessibilidade.
Durante o encontro, também ficou agendada uma reunião em Bagé no dia 24 de junho de 2025, com o Comitê Gestor Municipal do Selo, para o planejamento de ações estratégicas locais. Essa reunião precederá o Fórum Permanente da Política Estadual das Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, promovido pela FADERS no município. Na ocasião, a FADERS apresentará a nova portaria e as atualizações do Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade, com o objetivo de orientar e impulsionar a retomada das ações na cidade e na região da Campanha.
A reunião reforçou a necessidade do trabalho intersetorial entre Executivo, Legislativo e sociedade civil, a fim de garantir que o Selo de Acessibilidade se consolide como um instrumento efetivo de transformação, ampliando o acesso, a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência e com altas habilidades em Bagé.
Já a carte de intenções de Bagé, com proposições sobre políticas públicas para pessoas com deficiência e altas habilidades, foi entregue ao chefe de gabinete da Faders, Fábio Orso, com quem a comitiva conversou sobre o evento que acontecerá no município.
*Descrição de imagens no texto alternativo #acessibilidade
