Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Cadeira para escadas retas

Publicação:

LEVANT: trajeto pode ir de 6 a 25 degraus, carregando até 138 quilos. Foto:THYSSENKRUPP / DIVULGAÇÃO / CP
1311942093cadeira.JPG - Foto: Correio do Povo
Outra opção que surge no mercado, e aos poucos passa a assimilar a cultura de facilitar a vida de pessoas idosas, como já acontece em países desenvolvidos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, é a cadeira elevatória residencial, que funciona de uma maneira diferente dos elevadores. Ela é afixada diretamente nos degraus da escada.

Um exemplo é a Levant, fabricada pela ThyssenKrupp, equipamento para quem precisa vencer lances de escadas retas. Com design ergonômico e assento mais largo, transporta uma pessoa com até 138 quilos. Segundo Rafael Villar, gerente da Divisão de Acessibilidade da empresa, o produto prima pela segurança do usuário. Além de cinto de segurança, possui outros recursos, como bordas especiais de proteção que podem ser acionadas quando houver risco de travamento. Além disso, diz o técnico, um alerta sonoro é emitido quando a cadeira chega ao fim do seu percurso. Aliás, esse trajeto pode ir de 6 a 25 degraus.

Villar explica que o acionamento da Levant é feito pelo próprio usuário, por meio de um botão posicionado no encosto de descanso para o braço. "Ele a movimenta fazendo pressão constante sobre o botão. Assim, a cadeira para automaticamente quando o botão deixa de ser pressionado", cita. O equipamento funciona por meio de uma bateria com alimentação monofásica de 110 ou 220 volts e opera mesmo com falta de energia elétrica. A instalação é simples, pois a estrutura se adapta à escada existente na residência, sem necessidade de obras. De acordo com Villar, um modelo de cadeira simples, que está à venda no varejo, varia de R$ 17 mil a 19 mil.
FADERS