Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista agora disponível nas unidades do Tudo Fácil

Foto Tudo Fácil centro de Porto Alegre - no fundo parede vermelha e uma painel em branco com a logo do Tudo Fácil em verde e vermelho, alguns armários baixos em alumínio cinza...na frente em primeiro plano s mesas de atendimento em branco todas com divisórias em vidros um computador preto e teclados, cadeiras  nos dois lados com encostos vermelhos. Fim da descrição
Agência Tudo Fácil - centro Porto Alegre - Foto: Ascom Faders
Por EDIÇÃO - ASCOM FADERS

A partir desta segunda-feira (14/10), as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em qualquer unidade da rede Tudo Fácil no Rio Grande do Sul. A expansão do serviço é fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (FADERS), oficializada no início de outubro.

A CIPTEA é um documento fundamental que garante os direitos das pessoas com TEA, proporcionando prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Ela contribui diretamente para a inclusão social, facilitando o acesso a esses serviços e assegurando que as necessidades específicas dessas pessoas sejam respeitadas. A carteira tem validade de cinco anos, devendo ser renovada ao final desse período. Até outubro de 2024, mais de 28 mil carteiras já haviam sido emitidas, sendo 4 mil delas na capital, Porto Alegre.

Para garantir a excelência no atendimento, os gerentes das unidades do Tudo Fácil receberam capacitação da FADERS, com enfoque tanto nas instruções técnicas quanto no acolhimento ao cidadão com TEA. "A ampliação da CIPTEA pelo Tudo Fácil é um grande passo na inclusão e na garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Esse documento não é apenas um papel, mas uma ferramenta que facilita o acesso aos serviços essenciais e reforça o compromisso da sociedade em atender as suas necessidades. Com essa parceria, estamos levando dignidade e respeito a cada pessoa com TEA no estado," destacou Marco Antônio Lang, presidente da FADERS.

Passe Livre Intermunicipal

Outro serviço de grande relevância será disponibilizado em breve pelo Tudo Fácil: a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e Baixa Renda. Esse benefício é voltado para pessoas com deficiência que possuem renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, garantindo o transporte gratuito entre municípios do estado. Assim como a CIPTEA, essa oferta é resultado da parceria entre a SPGG e a FADERS.

Tudo Fácil

Com mais de 25 anos de atividades, o Tudo Fácil inaugurou sua primeira unidade em Porto Alegre, no dia 1º de julho de 1998. A Central de Serviços ao Cidadão atualmente possui unidades em Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Em breve, novas unidades serão abertas em Santa Maria, na Região Central, e em Gravataí, na Região Metropolitana, ampliando o acesso a serviços essenciais para a população do Rio Grande do Sul.