Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Curso on-line voltado a pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista está com inscrições abertas

A 2ª edição de “Enriquecimento Ambiental e Orientação Parental” ocorrerá entre os dias 15 de junho e 13 de julho

Publicação:

#PraTodosVerem Cartão com fundo na cor amarela. No alto, à esquerda, um laço com desenhos de peças coloridas de quebra-cabeças. Ao lado, o título “Enriquecimento ambiental e orientação parental”. Abaixo, dentro de um retângulo, está escrito Inscrições Abertas, www.faders.rs.gv.br. Abaixo, “Curso on-line para familiares de pessoas com TEA – 2ª edição. Abaixo, à esquerda, um desenho do contorno do busto de uma criança, colorido por traços em diferentes direções e três lápis de cores. No rodapé, a logomarca da FADERS.
Serão quatro aulas on-line, sempre às quartas-feiras, das 14h às 15h30

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso on-line “Enriquecimento Ambiental e Orientação Parental”, dedicado a pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso, gratuito, é coordenado pela chefe do Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (CADEP/FADERS), professora Clarissa Alliati Beleza. Serão 20 horas/aulas, com quatro encontros, todos realizados às quartas-feiras, das 14h às 15h30, entre 15 de junho e 13 de julho.

De acordo com a coordenadora do curso, nos cinco encontros virtuais serão tratados pontos que auxiliem os familiares a entenderem melhor o TEA e adquirirem algumas estratégias que possam garantir mais qualidade de vida para as pessoas com autismo. “O TEA é bastante complexo. As famílias, quando recebem o diagnóstico, não sabem por onde começar, o que fazer e como ajudar. A proposta deste curso é que, através do conhecimento do TEA e de algumas estratégias de comunicação, de organização de rotina, do brincar, façam com que o ambiente do lar seja enriquecido”, explicou Clarissa Beleza.

A coordenadora frisou que a FADERS promove anualmente diversas ações na temática do autismo, sempre voltadas a profissionais da Saúde, Educação e familiares.  Este curso, no entanto, tem como objetivo trazer a temática de uma forma mais específica aos pais e familiares de pessoas com TEA residentes no Rio Grande do Sul. “As crianças com autismo tendem a prestar mais atenção aos objetos do que às pessoas. Podem passar tempo muito significativo manipulando e observando um objeto e não se interessar pelo ambiente como um todo e tão pouco responder às propostas e/ou contato do adulto. Os pais na maioria das vezes não sabem o que fazer”, justifica.

Faça aqui sua inscrição

 

Cronograma:

15.06 – Aula inaugural e aula sobre Legislação

22.06 – Marcos do desenvolvimento

29.06 – Interação, brincar, problemas de comportamento

06.07 – TEA e Rede de Apoio

13.07 – Encerramento

FADERS