Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Dados que Transformam: Pesquisa CIPTEA e Inovações em Políticas Públicas para o Autismo no RS serão apresentados em evento dia 2

Publicação:

Card 1 - Card- Card com fundo branco, no topo em colorido nas corres do arco íris o símbolo do infinito ao lado escrito em vermelho: Mais respeito, Mais inclusão, Mais Direito. Abaixo em azul bick, e azul escuro  as seguintes informações: "Autismo no RS: Dados que transformam políticas e práticas", abaixo: 02 de abril de 2025-  A partir das 13h, Centro de Formação do Judiciário do RS (CJUD) Rua Celeste Gobbato,229- Praia de Belas, Porto Alegre/RS. Inscrições pelo Qr Code ou site da Faders. No canto esquerdo há em transparência o símbolo do infinito colorido. Vem então a seguir as logos da Faders, Secretaria de Justiça e  PPG da UFRGS. Fim da Descrição.
Evento acontece dia 02 de abril, faça sua inscrição gratuitamente. - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein - ASCOM Faders

No Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, 02 de abril de 2025, a Faders Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, em parceria com EPI - DCH UFRGS, CJUD e TJRS, promoverá o evento "Autismo no Rio Grande do Sul: Dados que Transformam Políticas e Práticas".

Realizado no Centro de Formação do Judiciário do RS (CJUD), na Rua Celeste Gobbato, 229 – Praia de Belas, em Porto Alegre, o encontro acontecerá das 13h às 17h e tem foco na discussão sobre a importância da ciência e das políticas públicas para o autismo.

A programação do evento contempla momentos essenciais para a compreensão e avanço na área. O credenciamento terá início às 13h, seguido por uma mesa de abertura com representantes da Faders, UFRGS, FAMURS e outras instituições parceiras, que contextualizarão o cenário atual do autismo no estado.

O ponto alto do evento será a apresentação da Pesquisa CIPTEA – Características da População com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no RS, conduzida por Aline Monteiro Correia, psicóloga e Coordenadora de Pesquisa da Faders. Essa apresentação em sua 4ª edição traz atualizações de dados inéditos que evidenciam o perfil da população com autismo no estado e suas implicações para a formulação de políticas públicas efetivas.

"A Pesquisa CIPTEA serve como uma bússola para transformar dados em políticas que garantam inclusão e qualidade de vida para pessoas com autismo. Cada número revela uma história, e cada história tem o poder de inspirar mudanças reais em nossa sociedade" enfatiza o presidente da Faders Marquinho Lang.

Outras palestras incluem:

  • "Autismo e Tomada de Decisão: Como Usar Dados e Evidências na Gestão", com a Profa. Dra. Bárbara Goulart, que abordará a transformação de evidências científicas em ações concretas.
  • "Vencendo Barreiras Atitudes no TEA: O que a Ciência e a Prática nos Ensinam", com Nathalia Avila Dimer, que refletirá sobre os desafios e preconceitos enfrentados pelas pessoas autistas.
  • "Autismo e Acesso: Como Pequenos Recursos Criam uma Sociedade para Todos", com Diana Andrade, que destacará a importância da acessibilidade para a participação efetiva dos autistas na sociedade.

As inscrições para o evento são gratuitas . Para se inscrever e obter mais informações, acesse AQUI

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

FADERS