Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Conheça os Desafios das Pessoas com Esclerose Múltipla e a Importância da Conscientização e Apoio para a qualidade de vida

30103718-dia-nacional-de-conscientizacao-sobre-a-1.png

A Faders lembra a todos que hoje, dia 30 de agosto é o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla. Esta é uma data comemorativa instituída pela Lei nº 11.303/2006 e tem como objetivos dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

Esclerose Múltipla (EM) é a doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo (a idade média ao diagnóstico é de 30 anos), sendo na sua maioria, mulheres.

É crônica, progressiva e autoimune, ou seja, as células de defesa do corpo atacam o próprio sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal, destruindo o tecido protetor (mielina), que envolve as fibras nervosas, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

A Esclerose Múltipla não afeta apenas os indivíduos investigados, mas também suas famílias e amigos. Portanto, é fundamental que a sociedade como um todo esteja informada e disposta a oferecer apoio. O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é uma oportunidade valiosa para promover a compreensão e a empatia, bem como para destacar a importância da pesquisa contínua na busca por melhores tratamentos.

Há três tipos de EM:

Forma remitente-recorrente: é o tipo mais comum e afeta cerca de 85% dos pacientes com EM. Caracteriza-se pela ocorrência de surtos súbitos – crises inflamatórias que danificam a bainha de mielina causando cicatrizes, também chamadas de placas ou lesões, que provocam degeneração das fibras nervosas ou axônios. Ocorrem aleatoriamente, variando em número e frequência, de pessoa para pessoa.

Forma primária: o paciente não apresenta surtos, mas desenvolve sintomas e sequelas progressivamente.

Esclerose múltipla secundária progressiva: o paciente apresenta inicialmente surtos e remissões e, após algum tempo, a doença se torna progressiva com piora de forma lenta.

Sintomas:

• fadiga;
  • distúrbios visuais;
  • rigidez;
  • fraqueza muscular;
  • desequilíbrio;
  • alterações sensoriais;
  • dor;
  • disfunção da bexiga e/ou do intestino;
  • disfunção sexual;
  • dificuldade para articular a fala;
  • dificuldade para engolir;
  • alterações emocionais;
  • alterações cognitivas.

Tratamento:

Embora não exista cura, há tratamentos medicamentosos que buscam reduzir a atividade inflamatória e a ocorrência dos surtos ao longo dos anos contribuindo para melhor  qualidade de vida. Os medicamentos utilizados, bem como todo o tratamento, devem ser indicados e acompanhados pelo médico neurologista de forma individualizada.

Recomendações:

• Embora não altere a evolução da doença, é importante manter a prática de exercícios físicos, pois eles ajudam a fortalecer  musculatura, a melhorar o humor, a controlar o peso e a atenuar sintomas como a fadiga;
  • Quando os movimentos estão comprometidos, a fisioterapia ajuda a reformular o ato motor, dando ênfase à contração dos músculos ainda preservados;
  • O tratamento fisioterápico associado a determinados medicamentos ajuda também a reeducar os músculos que controlam a eliminação de fezes e urina (esfíncteres);
  • Nas crises agudas da doença, é aconselhável que o paciente permaneça em repouso.

#ParaTodosVerem card quadrado com fundo branco, laço em tons laranja ao lado esquerdo. Figura geométrica irregular no canto superior direito. Abaixo o texto com fonte na cor azul marinho escrito “Dia Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo”. Logo da FADERS no canto inferior direito.

Fontes:

Agência Senado
Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – ABEM
Câmara Municipal de São Paulo
Dr. Dráuzio Varella
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal do Pará