Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Dia Nacional do Sistema Braille

Publicação:

card- O fundo da imagem mostra uma superfície branca em escrita Braille, e sobre ela há uma mão percorrendo o texto tátil com os dedos. No centro da imagem, está escrito "DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE" em letras grandes e pretas, com a data "08 de Abril" acima. Abaixo do texto principal, há uma linha de caracteres Braille que tem o significado de "Dia Nacional do Sistema Braille". Abaixo, logo da FADERS e logo da Secretaria de Desenvolvimento Social. Fim da descrição
08 de abril - Dia Nacional do Sistema Braille - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein - ASCOM Faders

No Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado em 8/4, em alusão à data de nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do País e responsável por trazer o método Braille para cá.

Braille é um sistema universal de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual. Foi criado pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida é do ano de 1837.

Em 1892 o americano Frank H. Hall incorporou avanços ao método de escrita com a criação de uma máquina Braille, composta por sete teclas que formam diferentes combinações representando letras, números e outros sinais.

O Brasil foi o primeiro da América Latina a adotar oficialmente o sistema, inaugurando o Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854. Nessa escola, na década de 1870, teve início a produção de livros em Braille.

Hoje, a entidade se chama Instituto Benjamim Constant, e mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdo cegos, com baixa visão e deficiência múltipla, é também um centro de referência, em nível nacional, para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

Comentários

FADERS