Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Direção da FADERS visita IFC Camboriú e conhece treinamento de cães-guia

Publicação:

fotografia da vista do presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, chefe de gabinete, Fábio Orso, Diretor Administrativo da Fundação, Romário Cruz, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) em Camboriú. No fundo da foto a entrada e fachada do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão (CFTICG), na frente a equipe do Centro de formação com cinco cães guias que estão em fase final de treinamento e a direção da Faders.
Direção da Faders visita Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão em Camboriú. - Foto: Faders Acessibilidade e Inclusão
Por Bethania Haas Loblein MTB - 10359

Nos dias 06 e 07 de agosto, o presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, acompanhado do chefe de gabinete, Fábio Orso, e do Diretor Administrativo da Fundação, Romário Cruz, visitaram o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) em Camboriú. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão (CFTICG).


A FADERS está trabalhando em parceria com o Instituto e o Corpo de Bombeiros Militar do RS para garantir que, na próxima turma de formação de treinadores e instrutores, ao menos dois bombeiros do estado estejam entre os participantes. Além disso, a Fundação pretende fortalecer a cooperação com o Instituto para expandir o número de cães-guia disponíveis no Rio Grande do Sul.


“Os cães-guia representam muito mais do que autonomia e independência para as pessoas com deficiência visual, eles proporcionam uma vida social ativa, beneficiando tanto a mente quanto o bem-estar, inclusive da família”, enfatiza o presidente da FADERS, Marquinho Lang.


Desde sua inauguração, em 2014, o Centro de Formação já entregou gratuitamente 51 cães-guia para a comunidade cega da Região Sul do Brasil (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). No entanto, devido aos altos custos envolvidos no treinamento dos cães, é necessário um apoio contínuo para manter a eficácia do programa e ampliar seu alcance.


Processo Seletivo para Pessoas com Deficiência Visual
O Instituto está com processo seletivo aberto para pessoas com deficiência visual do sul do Brasil interessadas em receber um cão-guia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, através do seguinte formulário: Inscrição Aqui!

Para mais informações, acesse o edital: Edital

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

FADERS