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FADERS Acessibilidade e Inclusão integra pacto pela inclusão escolar

Marquinho Lang participou da abertura do I Congresso de Educação Inclusiva

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Treze pessoas estão sentadas atrás de uma mesa que tem um banner com o título Pacto pela Educação Inclusiva no Rio Grande do Sul: Inclusão é direito! O Presidente da FADERS, à esquerda, fala ao microfone. Ao lado, uma intérprete de Libras. Atrás, um grande banner com a logo e o título do evento, além das logomarcas de diversos organizadores, patrocinadores e apoiadores. Três homens estão em pé, entre as pessoas sentadas à mesa e o banner.
Após a abertura, houve a assinatura do pacto pela educação inclusiva

Sentado sobre cadeira de rodas e segurando um microfone, o presidente da FADERS fala, enquanto é observado pelos demais integrantes da mesa, cerca de 15 pessoas, todas sentadas, com exceção de três homens e da cerimonialista. Ao fundo, um grande banner do I Congresso da Educação Inclusiva do Rio Grande do Sul.
Marquinho Lang representou a FADERS no Congresso
O presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, participou da mesa de abertura do I Congresso da Educação Inclusiva do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira (24). O congresso, que será realizado até sábado (25), no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, integra as atividades da Semana Estadual da Síndrome de Down, tem o apoio da FADERS, entre outras instituições e entidades, e conta com a organização é da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), do Instituto Lagarta Vira Pupa e da Federação Brasileira da Síndrome de Down com parceiras.

O evento deve resultar num pacto pela educação inclusiva. Um documento será construído ao longo do Congresso, com a síntese dos pontos trazidos pelos participantes e que, posteriormente, passará a ser uma agenda prioritária em defesa da educação inclusiva no Estado.

Na sua fala, Lang destacou trabalhos realizados pela FADERS, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome do Espectro Autista (Ciptea), o curso para capacitar profissionais da Odontologia a atenderem pessoas com transtornos mentais e a constante capacitação de servidores públicos para atendimento de pessoas com deficiência. “A expectativa é diferente da realidade, e é por isso que a FADERS está sempre fazendo o máximo para preparar os servidores que estão nas escolas, para que os professores possam saber como enfrentar as situações que vem pela frente”, afirmou.

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