Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

FADERS Apresenta a Carta Estadual de Inclusão: Um Marco pela Acessibilidade no RS

Publicação:

foto- no palco ao fundo o banner da faders, em cada lado uma bandeira ( do RS e do Brasil), a frente cadeiuras em couro azul onde estão sentados os representates dos 7 foruns regionais que aconteceram em 2024 e um representante dos Foruns de 2023, junto a coordenadora da Faders de Políticas Públicas, em primeiro plano o presidente da Faders em sua cadeira de rodas com micrfofone em punhos em uma das maos e na outra a carta aparesentada, faz seu pronunciamento. Fim da desscrição
FADERS Apresenta a Carta Estadual de Inclusão: Um Marco pela Acessibilidade no RS - Foto: Ascom Faders

Na quinta-feira, 05 de dezembro, a FADERS Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, apresentou oficialmente a Carta Estadual do Fórum Anual Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul. O documento é resultado de uma construção coletiva realizada ao longo do ano, com debates em sete Fóruns Regionais que mobilizaram diversas comunidades no estado.

A Carta foi apresentada durante o Fórum Anual Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul, e reúne propostas e reflexões para orientar e impulsionar políticas públicas que promovam a inclusão e a acessibilidade de maneira transversal. Temas como educação, saúde, transporte, mercado de trabalho e a eliminação de barreiras arquitetônicas e sociais ganham destaque no documento, que também reforça o combate ao capacitismo e a criação de oportunidades efetivas para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas com altas habilidades (PcAH).

Em seu discurso durante o evento, o presidente da FADERS, Marco Antônio Lang, destacou o caráter transformador do documento:"essa Carta não é apenas um compilado de propostas; é um manifesto pela dignidade, pela equidade e pelo respeito à diversidade humana. É um chamado para que todos nós, sociedade e governo, assumamos a responsabilidade de construir um Rio Grande do Sul mais acessível e inclusivo."

Destaques da Carta Estadual

Inclusão transversal: Acessibilidade integrada a todas as áreas das políticas públicas.
Combate ao capacitismo: Desafiar preconceitos e práticas excludentes.
Oportunidades no mercado de trabalho: Fomentar a empregabilidade de PcD e PcAH.
Eliminação de barreiras arquitetônicas e sociais: Assegurar acessibilidade nos espaços urbanos e combater discriminações estruturais.
Um espaço para participação

A FADERS convida a sociedade a conhecer a íntegra da Carta Estadual dos Fóruns, documento que será entregue às autoridades como uma base sólida para novas ações e políticas voltadas à inclusão.

Carta Estadual

Faça parte desse movimento! Compartilhe a mensagem, amplie o diálogo sobre inclusão e participe da construção de um mundo mais acessível para todos.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

FADERS