FADERS Assina Termo de Cooperação para Inclusão de Serviços no Tudo Fácil

foto - A cerimônia de assinatura do convênio da Faders com o Tudo Fácil  aconteceu na Sala de Governança, mesa grande no centro bege com cadeiras cinzas ao redor, no fundo um painel da SPGG e enfrente dele e  o Secretário em exercício de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira; o diretor de Diversidade e Inclusão da SJCDH, Moisés Bauer, representando o Secretário Fabrício Peruchin; e o Presidente da FADERS, Marco Antônio Lang, diretores e assessores das duas secretarias, além da equipe técnica da FADERS, incluindo a Diretora Técnica Miriam Garcia, a Coordenadora de Pesquisa Aline Monteiro, Simone Kops e Lidia Lessa. Em mãos o presidente da Faders e o secretário Bruno tem uma cópia do termo assinado. Fim da descrição
FADERS Assina Termo de Cooperação para Inclusão de Serviços no Tudo Fácil - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein MTB - 10359

Nesta quinta-feira, 03 de outubro de 2024, a FADERS - Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, formalizou o Termo de Cooperação com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O objetivo do acordo é integrar os serviços de emissão da Carteira do Passe Livre Intermunicipal e da CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista – ao Tudo Fácil, ampliando a acessibilidade e promovendo a inclusão dos cidadãos com deficiência no Rio Grande do Sul.

A cerimônia de assinatura aconteceu na Sala de Governança, em Porto Alegre, e reuniu lideranças importantes, como o Secretário em exercício de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira; o diretor de Diversidade e Inclusão da SJCDH, Moisés Bauer, representando o Secretário Fabrício Peruchin; e o Presidente da FADERS, Marco Antônio Lang. Também participaram diretores e assessores das duas secretarias, além da equipe técnica da FADERS, incluindo a Diretora Técnica Miriam Garcia, a Coordenadora de Pesquisa Aline Monteiro, Simone Kops e Lidia Lessa.

Com a integração ao Tudo Fácil, pessoas com deficiência poderão acessar de maneira facilitada a emissão do Passe Livre Intermunicipal e da CIPTEA, garantindo maior agilidade, eficiência e inclusão nos atendimentos.

"A assinatura deste termo representa um grande avanço no nosso compromisso de transformar o acesso aos serviços públicos para pessoas com deficiência. Os centros do Tudo Fácil possuem acessibilidade e estão estrategicamente localizados, permitindo que a parceria nos aproxime ainda mais da população”, destacou o Presidente da FADERS, Marco Antônio Lang.

O Secretário em exercício Bruno Silveira ressaltou que a proposta é que “o espaço no Tudo Fácil seja acolhedor, acessível e que a pessoa se sinta bem atendida ao garantir seus direitos.”

O representante da SJCDH, Moisés Bauer, também aproveitou a oportunidade para divulgar o projeto RS Libras, ressaltando que ele facilitará a comunicação com pessoas com deficiência auditiva nas unidades do Tudo Fácil.

Nesta primeira fase, os funcionários das agências Tudo Fácil passarão por uma capacitação oferecida pela equipe técnica da FADERS, para se familiarizarem com os processos do Passe Livre Intermunicipal e da CIPTEA, bem como com a abordagem cidadã no atendimento a pessoas com deficiência. Após a capacitação, será definida a data a partir da qual os cidadãos poderão solicitar esses documentos nas agências do Tudo Fácil. O processo será iniciado nas agências, encaminhado à FADERS, e, uma vez aprovado, a carteira será emitida e devolvida ao Tudo Fácil para retirada pelo cidadão.

Este acordo reafirma o compromisso do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com a promoção da inclusão e acessibilidade, oferecendo soluções práticas e humanizadas no atendimento à população com deficiência, e contribuindo para a construção de um estado mais inclusivo e justo.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade