FADERS participa da Semana de Prevenção de Acidentes do Hospital Cristo Redentor com palestra sobre Autismo e Inclusão
Publicação:
Pelo segundo ano a FADERS foi convidada a participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Cristo Redentor, onde esteve no dia 11 de novembro representada por Clarissa Alliati Beleza, Pedagoga e Chefe do Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (CADEP) da FADERS, que proferiu a palestra intitulada "Compreendendo o Transtorno do Espectro do Autismo".
O evento, realizado anualmente pelo hospital, visa proporcionar um espaço de aprendizado e conscientização para os colaboradores sobre temas relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. No ano passado, Clarissa participou da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) , e, após sua palestra, o hospital adotou uma sistemática interna que oferece a redução da jornada de trabalho de até 50% para os funcionários que precisam acompanhar filhos com TEA ou outras deficiências.
Nesta edição de 2024, a pedagoga focou no ciclo da invisibilidade e da inclusão. Também foi discutido o perfil do Transtorno do Espectro do Autismo e as estratégias de acessibilidade que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho para garantir a plena participação e inclusão dessas pessoas.
Clarissa enfatizou que cada pessoa com autismo é única, com necessidades específicas que exigem abordagens personalizadas, e destacou que, para uma inclusão verdadeira, é fundamental oferecer suporte individualizado, levando em consideração as preferências e desafios específicos de cada indivíduo.
Karine Beneduzi Kühn, Presidente da CIPA/HCR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Cristo Redentor ) expressou seu agradecimento pela parceria com a FADERS e destacou os avanços significativos que o hospital tem alcançado, como a superação de barreiras para a inclusão de pessoas com deficiência, graças ao entendimento cada vez maior sobre o tema.
A participação da FADERS no evento reafirma o compromisso da Fundação com a promoção da inclusão social e a criação de ambientes de trabalho acessíveis e acolhedores para pessoas com deficiência, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
*descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade