Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Faders realiza visita técnica ao CAS TEAcolhe de Soledade

Publicação:

Fotoo sala com paredes em branco, ao fundo janela com cortina em azul, alguns cartazes na parede ao centro mesa redonda em madeira e ao redor cadeiras pretas, onde estão sentadas 4 mulheres, 3 servidoras da faders e a coordenadora do Cas Teacolhe de Soledade.
Visita técnica ao CAS TEAcollhe Soledade - Foto: Bethania Haas Loblein/ Ascom Faders Acessibilidade e Inclusão
Por Bethania Haas Loblein MTB - 10359

A Diretora Técnica, Miriam Wornicow Garcia, a Coordenadora da de Pesquisa, Aline Monteiro, e a Analista Pedagoga, Lisiane Gil, da Faders, aproveitaram a ida a Soledade para o Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades RS, que reuniu os municípios do Corede Alto da Serra do Botucaraí, na última quarta-feira, 24 de abril, para realizar uma visita técnica ao recém inaugurado o Centro de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe em Soledade.

O CAS TEAcolhe de Soledade, funciona junto a UBS Farrapos, contando com uma equipe multiprofissional que a partir de agora presta atendimento àqueles que necessitam dos serviços, sendo referência para 14 Municípios da 19ª região de saúde no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Durante visita técnica, as servidoras da Fundação conversaram com a Coordenadora do CAS  TEAcollhe Kati Ane Vidaletti da Rocha sobre pautas levantadas no Fórum Permanente Edição 196ª Alto da Serra do Botucaraí, e sobre a Ciptea ( carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e os resultados da pesquisa sobre a população com autismo em Soledade e região.

Segundo a Coordenadora  Aline, responsável   pela Pesquisa, a análise regionalizada é considerada fundamental para a avaliação da política pública e a verificação dos recursos disponibilizados em cada região, atendendo às necessidades dos municípios.

O Estado é dividido em 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), conforme o Atlas Sociodemográfico do Rio Grande do Sul (2020). Segundo a pesquisa da Faders, o Corede Metropolitano Delta do Jacuí, apresentou 29,25% no geral de solicitação de Cipteas aprovadas no Estado.O segundo Corede com maior índice de solicitações é o Vale do Rio dos Sinos, com 13,63%, e o terceiro é o Corede Sul, com 9,32% de aprovações.

 Já os Coredes com os menores números de carteiras verificadas foram Nordeste (0,67%), Celeiro (0,63%) e Rio da Várzea (0,56%), e em seguida vem os Coredes Médio Alto Uruguai  e Alto da Serra do Botucarí com  0,70%

FADERS