Inauguração da Nova Sede do COEPEDE reforça compromisso em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Foto: em suas cadeiras de rodas os presidentes da Faders e do Coepede, em pé os participantes da inauguração da nova sede do Conselho que aconteceu neste dia 01 pela manhã e fica no predio da Faders na Morretes. Ao fundo paredes brancas, teto branco, e piso branco. Fim da descrição
Inauguração da nova sede do Coepede - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein MTB - 10359

Na manhã desta terça-feira, dia 01 de outubro, o prédio da FADERS – Rua Morretes, 222, Bairro Santa Maria Goretti, Porto Alegre – foi palco da inauguração da nova sede do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE). O espaço, anteriormente utilizado como gabinete odontológico, agora abriga o colegiado, essencial na articulação de políticas públicas em prol das pessoas com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul.

A inauguração contou com a presença de diversas representações importantes, incluindo o Conselho do Idoso, o Conselho LGBTQI+, o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência,  Associação de Deficientes Visuais de Novo Hamburgo, e Comissão de Pessoas com Deficiência na Secretaria de Saúde. Também esteve presentes o presidente da FADERS, Marquinho Lang, acompanhado da Coordenadora de Políticas Públicas que representou a equipe técnica da Fundação. Durante a manhã, o espaço esteve repleto de diálogo e reflexão  sobre as lutas e os desafios enfrentados pela comunidade de pessoas com deficiência no Estado.

À tarde, a primeira plenária do COEPEDE foi realizada na nova sede, fortalecendo a conexão entre os conselhos e as demais entidades presentes.

Para o presidente da FADERS a parceria com o COEPEDE fortalece o compromisso da Fundação em apoiar o colegiado e lutar por mais inclusão e acessibilidade. "A FADERS está comprometida em fazer o máximo para auxiliar o COEPEDE em sua missão de garantir direitos e promover a inclusão das pessoas com deficiência. A luta por um Rio Grande do Sul mais acessível é nossa prioridade, e a cedência e inauguração desta nova sede simboliza mais um passo importante nessa jornada."