Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Inclusão não é só abrir portas. É garantir que ninguém fique do lado de fora.

Publicação:

O presidente da Faders, o presidente do Coepede, o diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão da SJCDH, o presidente da Asfades estão reunidos em torno de uma mesa retangular com tampa em madeira clara, em uma sala institucional. À esquerda, o diretor da SJCDH cadeirante com barba e óculos veste jaqueta preta. Ao lado dele, o presidente da FADERS, Marquinho Lang, segura uma cuia de chimarrão e sorri. Ao seu lado o presidente do Coepede de barba branca, usando blazer escuro e fone de ouvido, segura um cleular em mãos onde esta particopando on liune da reunião a presidente do Comdepa. À direita, também em cadeira de rodas, está Junior, presidente da ASFADES, vestindo jaqueta azul e boina preta. Todos olham para a câmera. Ao fundo, duas bandeiras — a do Brasil e a do Rio Grande do Sul — e um banner da FADERS com a logomarca e o texto “Acessibilidade e Inclusão”. Sobre a mesa, há cadernos, celulares e xícaras de café, indicando clima de reunião. Fim da descrição
Reunião com entidades para construção da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein - ASCOM Faders

Na manhã desta terça-feira, uma importante reunião aconteceu na sede da FADERS – Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, reunindo lideranças comprometidas com a promoção de uma sociedade mais justa, acessível e participativa.

Estiveram presentes o presidente da Fundação, Marquinho Lang, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Nelson Khalil, o diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão da SJCDH, Clairton Pivoto, o secretário do Coepede, Dilceu Júnior, além da participação online da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, Giselle Hubbe.

O grupo tratou da construção da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que acontece de 21 a 28 de agosto, com o tema: A Lei Brasileira de Inclusão: Acessibilidade é abrir portas. Inclusão é manter as portas abertas.

Uma das principais ações em debate foi a realização de um ato público no Parque da Redenção, em Porto Alegre, como forma de sensibilizar a sociedade para a importância de conhecer e respeitar a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), além de valorizar a convivência com a diversidade em todos os espaços sociais.

“Falar de inclusão é mais do que defender direitos. É lembrar que a acessibilidade precisa ser permanente, viva, presente no dia a dia das pessoas. Não basta abrir a porta. É preciso garantir que ela continue aberta, com oportunidades reais de participação social e autonomia para todos”, afirmou o presidente da FADERS, Marquinho Lang.

O encontro reforça o compromisso coletivo das entidades com a construção de políticas públicas eficazes, pautadas pelo respeito, pela equidade e pela ação concreta em defesa das pessoas com deficiência.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

FADERS