Ateliê dos Arteiros - oficina "Desenho, Pintura e Criatividade
Publicação:

O Ateliê dos Arteiros oferece vagas gratuitas para alunos surdos na oficina "Desenho, Pintura e Criatividade" no mês de março.
SOBRE O ATELIÊ
O Ateliê dos Arteiros é um projeto de artes visuais idealizado e coordenado pela artista visual, poeta e psicanalista Anelore Schumann desde 2010. Atualmente o projeto faz parte do Gira-Arte e situa-se no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre.
OFICINAS INCLUSIVAS
No mês de março iniciam as oficinas inclusivas para crianças surdas e ouvintes e cinco vagas gratuitas estão sendo oferecidas com material incluído para alunos surdos a partir de sete anos, e adolescentes até 12 anos. As oficinas são semanais em pequenos grupos com tradução de Língua brasileira de sinais (Libras) nas segundas-feiras ou nos sábados, nos turnos manhã ou tarde, em horários a combinar.
Essas oficinas visam o desenvolvimento de habilidades artísticas no desenho, na pintura e na colagem exercitando a criatividade em diversas linguagens artísticas. Favorecem a capacidade de usufruir do tempo fazendo algo ligado à cultura, propicia a conversa, mostrar as produções e compartilhar experiências, amplia o interesse pelos livros que estão sempre presentes nos grupos.
Nas oficinas de artes as crianças irão realizar diferentes técnicas usando materiais diversos como grafite, lápis de cor, giz pastel, nanquim, tinta guache ou aquarela. Os exercícios terão ênfase na experimentação, na liberdade de expressão e no desenvolvimento de habilidades para uso dos materiais com objetivo de criar novas cores, produzir efeitos, aprender noções de teoria das cores, composição e a realização de desenhos e pinturas de lugares, seres imaginários e personagens, a fim de ampliar o repertório dos interesses das crianças. Elas também terão contato com o conteúdo de livros sobre artistas modernos e contemporâneos, além de ler poesias e canções populares.
HORÁRIOS OFICINAS
Disponibilizamos quatro horários de oficinas no mês de março:
Grupo 1: segundas-feiras, das 10h às 11h30
Grupo 2: segundas-feiras, das 14h às 15h30
Grupo 3: sábados, das 10h às 11h30
Grupo 4: sábados, das 13h às 14h30
Coordenadora das oficinas: Anelore Schumann
Local: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, na rua Germano Petersen Junior, 250 - Bairro Auxiliadora.
Inscrições pelo WhatsApp: (51) 98175-8225 ou arteirospoa@gmail.com
SOBRE A COORDENADORA DA OFICINA:
Anelore Schumann - Artista visual, poeta e psicanalista idealizadora e coordenadora do Ateliê dos Arteiros desde 2010. Fez cursos de artes visuais no Ateliê Livre Xico Stockinger e oficinas de pintura no Grupo Cero. Membro integrante da Après Coup Sociedade Psicanalítica e da Escola de Poesia Amefricana desde 2003 até os dias de hoje. Trabalhou na Escola Especial Concórdia de 1984 até 1993 na função de psicóloga, atendendo crianças e adolescentes surdos em Libras, famílias e educadores. Participou de congressos regionais e nacionais, ministrou diversos cursos para educadores de surdos no interior do estado pela FADERS.
Participou de exposições com pinturas em tela no Ateliê Livre e no Grupo Cero e coordenou oficinas de artes visuais no Ponto de Cultura UNIVENS, na Koralle, na CEEE, no Ateliê Oca e na Sociedade de Surdos do RS em 2011. Coordenou rodas de poesia em diversos centros culturais: Casa de Cultura Mário Quintana, Instituto Goethe, Memorial da Justiça do Trabalho, Clube de Cultura, Ateliê Oca, Escola de Poesia Amefricana, etc. Publicou o livro de poesia “Vestígios de Kairós” e poemas nas revistas Ovo da Ema ambos pela editora Escola de Poesia e poemas em coletâneas da Casa do Poeta Rio Grandense, no catálogo da AEDO – Arte e expressão da oralidade, etc... Escreveu artigos sobre psicanálise e criação artística no Jornal de Artes, na Zero Hora e na Revista de Psicanálise e Cultura - Anna O. Realiza palestras sobre saúde psíquica, arte moderna e criatividade voltada para o público infanto-juvenil, adultos e terceira idade.
Realizou mais de 20 exposições de desenhos, pinturas e colagens dos integrantes das oficinas de artes para crianças e adolescentes do Ateliê dos Arteiros desde 2010 e fez a curadoria de algumas exposições: “Os tempos da Metáfora”, “O que será do amor?”, “Mario Quintana 110 anos”, “Um sonho realizado”, “Gatos e paisagens” e “Vilarejo”. Essa última é uma mostra dos trabalhos de 27 alunos do Ateliê dos Arteiros, realizados no segundo semestre de 2023, no projeto Gira-Arte. Esta mostra está aberta à visitação até dia 13 de abril no Centro Cultural 25 de Julho, nos dias de semana, das 9h às 19horas e aos sábados, das 10h às 14 horas.