Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social
Início do conteúdo

Secretário de Assistência Social realiza reunião de alinhamento com diretoria da FADERS

Beto Fantinel recebeu direção da Fundação para traçar metas de trabalho

Publicação:

Nove pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular, conversando. Na cabeceira, o secretário Beto Fantinel, entre o presidente da FADERS, Marquinho Lang e o diretor administrativo, Romário Cruz. Ao fundo, o banner do Governo do Estado, Novas Façanhas.
FADERS realizará o mapeamento das necessidades para ampliação de pesquisas para avanço das políticas públicas
Por Assessoria de Comunicação/SAS

Oito pessoas posam para a foto. Todos estão em pé, com exceção do presidente da FADERS, sentado sobre cadeira de rodas. Atrás, o banner do Governo do Estado, Novas Façanhas.
Secretário Fantinel ressaltou o trabalho conjunto como meta
Nesta terça-feira,14, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, realizou reunião de alinhamento com a diretoria da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul - FADERS Acessibilidade e Inclusão.

O objetivo do encontro foi traçar metas de trabalho para esta gestão com mapeamento das necessidades e ampliação de pesquisas para avanço das políticas públicas em prol das pessoas com deficiência. O diretor-presidente da FADERS, Marquinho Lang, apresentou o projeto para a criação da central estadual de libras. Destacou também o trabalho especial realizado pela Fundação para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A diretora técnica, Miriam Wornicow, ressaltou também o Passe Livre Intermunicipal, com cobertura em todos os municípios do estado, entre os vários projetos desenvolvidos pela equipe.

O secretário Beto Fantinel ressaltou o trabalho conjunto como meta. “Vamos avançar juntos. Entender os desafios, e contem comigo como agente de solução para as demandas e construção de avanços nas políticas que beneficiem as pessoas com deficiência no estado”, afirmou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE 23,8% da população do RS se declara com algum tipo de deficiência, o que representa em torno de 2,5 milhões de pessoas.
A FADERS cometa neste ano 50 anos dedicados à promoção, coordenação e execução de programas e serviços de articulação e desenvolvimento da política pública estadual para as pessoas com deficiência. “ Buscamos ser referência na interlocução entre o poder público e a sociedade para a inclusão plena dos gaúchos com deficiência ou com altas habilidades”, destacou Marquinho Lang.

Além do secretário, do presidente da FADERS e da diretora técnica, participaram da reunião o diretor administrativo, Romário Cruz; a coordenadora de Pesquisa, Aline Monteiro; a coordenadora de Capacitação, Sabrina Pavani; o chefe do Secat, Lucas Fialho; e o secretário adjunto de Assistência Social, Gustavo Saldanha.

FADERS