Secretário de Assistência Social realiza reunião de alinhamento com diretoria da FADERS

Beto Fantinel recebeu direção da Fundação para traçar metas de trabalho

Nove pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular, conversando. Na cabeceira, o secretário Beto Fantinel, entre o presidente da FADERS, Marquinho Lang e o diretor administrativo, Romário Cruz. Ao fundo, o banner do Governo do Estado, Novas Façanhas.
FADERS realizará o mapeamento das necessidades para ampliação de pesquisas para avanço das políticas públicas
Por Assessoria de Comunicação/SAS

Oito pessoas posam para a foto. Todos estão em pé, com exceção do presidente da FADERS, sentado sobre cadeira de rodas. Atrás, o banner do Governo do Estado, Novas Façanhas.
Secretário Fantinel ressaltou o trabalho conjunto como meta
Nesta terça-feira,14, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, realizou reunião de alinhamento com a diretoria da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul - FADERS Acessibilidade e Inclusão.

O objetivo do encontro foi traçar metas de trabalho para esta gestão com mapeamento das necessidades e ampliação de pesquisas para avanço das políticas públicas em prol das pessoas com deficiência. O diretor-presidente da FADERS, Marquinho Lang, apresentou o projeto para a criação da central estadual de libras. Destacou também o trabalho especial realizado pela Fundação para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A diretora técnica, Miriam Wornicow, ressaltou também o Passe Livre Intermunicipal, com cobertura em todos os municípios do estado, entre os vários projetos desenvolvidos pela equipe.

O secretário Beto Fantinel ressaltou o trabalho conjunto como meta. “Vamos avançar juntos. Entender os desafios, e contem comigo como agente de solução para as demandas e construção de avanços nas políticas que beneficiem as pessoas com deficiência no estado”, afirmou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE 23,8% da população do RS se declara com algum tipo de deficiência, o que representa em torno de 2,5 milhões de pessoas.
A FADERS cometa neste ano 50 anos dedicados à promoção, coordenação e execução de programas e serviços de articulação e desenvolvimento da política pública estadual para as pessoas com deficiência. “ Buscamos ser referência na interlocução entre o poder público e a sociedade para a inclusão plena dos gaúchos com deficiência ou com altas habilidades”, destacou Marquinho Lang.

Além do secretário, do presidente da FADERS e da diretora técnica, participaram da reunião o diretor administrativo, Romário Cruz; a coordenadora de Pesquisa, Aline Monteiro; a coordenadora de Capacitação, Sabrina Pavani; o chefe do Secat, Lucas Fialho; e o secretário adjunto de Assistência Social, Gustavo Saldanha.