Verão Total em Capão da Canoa: Rede Praia Acessível e Basquete em Cadeira de Rodas
Publicação:
No domingo, dia 19 de janeiro, a Operação Verão Total do Governo do estado do RS trouxe uma série de atividades inclusivas para Capão da Canoa. Entre as principais atividades o Programa Rede Praia Acessível da Faders Acessibilidade e Inclusão em parceria com Corpo de Bombeiros Militar do RS e prefeituras gaúchas, que proporciona o banho assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e o basquete em cadeira de rodas, promovendo um ambiente acessível e divertido para todos.
Rede Praia Acessível
Com o uso das cadeiras anfíbias, o Programa Rede Praia Acessível atende pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Assim estas podem desfrutar do mar de maneira segura e confortável. Os guarda-vidas civis e militares do Corpo de Bombeiros Militar, capacitados pela equipe da Faders, desempenham um papel fundamental, garantindo que todos os banhistas tenham uma experiência segura e agradável.
Basquete em Cadeira de Rodas
Além do banho assistido, teve o basquete em cadeira de rodas incentivando o esporte e promovendo a inclusão. Esta modalidade não só proporciona diversão e exercício, mas também fortalece a comunidade, mostrando que todos podem participar deste tipo de atividade, independentemente de suas capacidades físicas. O basquete em cadeira de rodas contou com a participação da equipe ADAU de Erechim.
O evento foi coordenado por Josemar Martins e Diego Meyer, da Apodecc (Associação das Pessoas com Deficiência de Capão da Canoa). E ainda contou com a presença do prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski , do secretário de Esportes de Capão da Canoa, Sandro Carvalho Guedes, do presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, da coordenadora do Rede Praia Acessível, Claudia Alfama, de vereadores, e autoridades municipais e regionais. Esta participação destaca a importância da inclusão e acessibilidade nas políticas da cidade.