1ª edição virtual do Curso de Libras teve avaliação positiva
Curso de Língua Brasileira de Sinais migrou do presencial para o on-line com resultado acima das expectativas
Publicação:

Foi encerrado nesta semana o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão por meio do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (SECAT). Foram 80 horas/aula com videoaulas e tarefas a serem realizadas.
Tradicionalmente, o curso ocorre de maneira presencial. No entanto, as restrições necessárias para conter a circulação da Covid-19 desafiou os professores Luciano da Silva Abreu, Patrícia da Silva Rodrigues e Simone Fontoura, e as mediadoras Greice Teresinha Severiano dos Santos e Alexsandra Paz Araújo a buscarem uma maneira de manter a qualidade do ensino com aulas à distância. E, de acordo com a coordenadora de Capacitação da FADERS, Eva Loreni de Castilhos, o resultado foi melhor do que o esperado. “Esta foi nossa primeira turma de curso on-line em LIBRAS. Foi um grande desafio, pois tínhamos receio quanto às configurações de mãos ao sinalizar, o quanto poderia gerar dúvidas, já que presencialmente é mais fácil a explicação. Mas os alunos nos deram a devolução do quanto foi positivo, inclusive pela possibilidade de ver e repetir quantas vezes fosse necessário exatamente por ser on-line", avaliou.
Embora a edição virtual tenha nascido como uma alternativa devido ao contexto de pandemia, novas edições on-line poderão ser realizadas a partir de 2021 dado o êxito alcançado. Assim que houver definição a respeito, será divulgado no site da FADERS e também nas redes sociais.