Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Coordenadora de Capacitação da FADERS recebe comenda do 63º Festival Hípico Noturno

Eva Loreni de Castilhos foi homenageada pelo trabalho realizado no projeto Equoterapia, parceria da FADERS com a BM

Publicação:

Dezessete pessoas estão posicionados sobre postos azuis distribuídos em três fileiras sobre um gramado. Na primeira fileira, sete homens e uma mulher vestidos com trajes militares. Atrás, homens e mulheres com trajes civis. Ao centro desta segunda fileira, a coordenadora de Capacitação da FADERS, Eva Loreni de Castilhos. Ao fundo, militares seguram bandeiras dos Estados brasileiros.
Entrega da comenda ocorreu durante a solenidade de abertura

Três mulheres posam para foto em frente à logomarca do 63º Festival Hípico Noturno. Da esquerda para direita, Alane Nerbass Souza, Eva Loreni de Castilhos e Alexsandra Paz Araújo. Eva tem em seu pescoço a medalha recebida no evento.
Da esquerda para direita, Alane Nerbass Souza, Eva Loreni de Castilhos e Alexsandra Paz Araújo
A coordenadora de Capacitação da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Eva Loreni de Castilho, foi homenageada com a Comenda do 63º Festival Hípico Noturno pelos trabalhos desenvolvidos na Equoterapia, ocorrida na noite de quinta-feira (24), no 4º Regimento de Polícia Montada Bento Gonçalves da Brigada Militar. A servidora da FADERS é gerente adjunta do projeto, juntamente com a analista fonoaudióloga e gerente do projeto, Alane Nerbass Souza, e da educadora especial, Alexsandra Paz Araújo.

O serviço prestado à comunidade pela Equoterapia ocorre a partir de um convênio da FADERS com a Brigada Militar, firmado por meio das secretarias de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e de Segurança Pública. Enquanto a Fundação disponibiliza o trabalho das servidoras de capacitação e de acompanhamento, a BM cede espaço físico, cavalos e soldado responsável pelos cavalos que acompanha os atendimentos.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar realizada por profissionais habilitados nas áreas da Saúde, Educação e Equitação, a fim de promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O projeto começou a ser estruturado no fim de 2020 e foi colocado em prática no início deste ano. Atualmente, oito pacientes são atendidos em três turnos. Para participar, é preciso entrar em contato com a Unidade de Acolhimento da FADERS pelo telefone (51) 3287-6507. A partir disso, é  realizada triagem e avaliação das pessoas que são elegíveis para a terapia.

A 63ª edição do Festival Hípico Noturno acontece em Porto Alegre de 24 a 27 de novembro na sede do 4º Regimento de Polícia Montada (Rua Cel. Aparício Borges, 2351) com entrada franca. O Festival Hípico Noturno é aberto ao público, que pode prestigiar a competição que se estende ao longo dos 4 dias. Organizado pela Brigada Militar e realizado de forma ininterrupta desde 1960, o mais antigo evento de hipismo do país almeja contar com a participação de mais de 300 conjuntos de cavalos e cavaleiros nesta edição. A competição atrai participantes militares e civis, atletas e praticantes do hipismo de todo Brasil, além de países da América Latina.

FADERS