Curso CADEP 2024: Um Novo Olhar para o Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência começa com sucesso internacional
Publicação:
Imagine um caleidoscópio que, a cada giro, revela novas formas e perspectivas. Essa é a proposta do curso online “Abordagem Multiprofissional na Clínica da Pessoa com Deficiência” promovido pelo CADEP- Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisa da Faders, que iniciou hoje, 5 de novembro, reunindo mais de 600 inscritos de 115 municípios e de 17 estados brasileiros, além de contar com inscritos de Portugal e Estados Unidos (Texas). O curso visa oferecer uma formação inovadora e humanizada para profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, bem como familiares e cuidadores.
“A inclusão se constrói com ações práticas e com profissionais capacitados. Esse curso é uma porta aberta para que todos, profissionais e familiares, possam se aprofundar em técnicas e abordagens que realmente impactam a vida das pessoas com deficiência”, afirmou o presidente da Faders, Marco Antônio Lang.
O curso é uma oportunidade para os participantes explorarem abordagens interdisciplinares, promovendo uma visão integrada que alia saúde, educação e assistência social para transformar o atendimento à pessoa com deficiência. A coordenadora do CADEP, Clarissa Beleza, também ressaltou a importância desse evento como uma construção conjunta. “Cada sessão e cada discussão são parte de um esforço colaborativo para melhorar a qualidade de vida e os cuidados oferecidos. Nossa expectativa é que, ao final do curso, todos saiam com um olhar renovado e novas práticas para aplicar no dia a dia”, comentou Clarissa.
Na programação desta terça-feira, os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas fundamentais como a Constituição Psíquica e os Processos Formativos com a psicóloga Simone Sandri Modesti e o desenvolvimento e a aprendizagem infantil dos zero aos seis anos com a psicopedagoga Ana Flávia Beckel Rigueira. Esses conteúdos visam fortalecer a compreensão integral das necessidades das pessoas com deficiência, oferecendo uma formação que valoriza tanto o conhecimento técnico quanto a empatia e o respeito pela diversidade.
*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade