Curso de Capacitação no Atendimento Odontológico a Pessoa com Deficiência (PcD) e Transtornos Mentais tem aula inaugural
Até dezembro, cirurgiões-dentistas e pessoal auxiliar terão aulas teóricas e práticas
Publicação:
De acordo com a coordenadora, a atenção odontológica às pessoas com transtornos mentais e deficiências graves, principalmente a intelectual, necessita de conhecimentos específicos, técnicas e manejo diferenciados de quem a executa. A realidade atual dessa parcela da população é de dificuldade de acesso à assistência odontológica capacitada. As barreiras, em grande parte, se devem a maior dificuldade de compreensão e acesso, ao insucesso nos atendimentos odontológicos pela limitação de capacitação adequada para lidar com o paciente com necessidades especiais, o que ocasiona, também, a falta de atendimento e/ou superlotação dos serviços de maior complexidade. O Curso de Capacitação para Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento Odontológico a Pessoa com Deficiência (PcD) e Transtornos Mentais busca preencher essa lacuna, sobretudo, no atendimento público.
Histórico - O curso iniciou em 2000 em uma parceria entre ESP/SES e FADERS, foi pioneiro e o único nesta especialidade na área de Saúde Pública no Brasil. Formou 12 turmas até o ano de 2012, quando foi suspenso e retomado após dez anos, em 2022, com o HPSP capacitando um total de 282 profissionais de 123 municípios. Até dezembro, os participantes desta edição participarão de aulas teóricas e práticas, sempre às sextas-feiras. Um diferencial do curso é a possibilidade de aulas práticas com usuários dos serviços da FADERS, do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e da Fundação de Proteção Especial.