Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: um ato de inclusão e transformação no coração de Porto Alegre
Publicação:
Hoje, 03 de dezembro, no Paço Municipal de Porto Alegre foi realizado ato em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Promovido pela FADERS Inclusão e Acessibilidade, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, COEPEDE (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Defensoria Pública do Estado do RS, COMDEPA (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre), e com o apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Porto Alegre, o evento reuniu entidades, autoridades e a comunidade em uma grande demonstração de solidariedade, mobilização e inclusão, por um futuro mais acessível e igualitário.
O presidente da FADERS, Marco Antônio Lang, em seu discurso, reforçou a importância de unir forças por uma sociedade mais justa: "Nada sobre nós sem nós! Esse é o lema que nos guia. Hoje, celebramos as conquistas, mas também refletimos sobre os desafios. Agradeço às autoridades, instituições e entidades que estão conosco nesta jornada. E não posso deixar de reconhecer os anônimos e aqui também dar os parabéns para aqueles que, sem holofotes, fazem a diferença todos os dias. É no anonimato que transformamos realidades e construímos um mundo melhor."
Das 10h às 16h, o evento ofereceu uma série de serviços gratuitos:
Orientação jurídica com a Defensoria Pública;
Distribuição de material informativo sobre acessibilidade e inclusão pela FADERS;
Atendimentos de instituições como Autismo e Vida, FENEIS, AGADIM, ACERGS, UCERGS, e Apae de Porto Alegre.
A programação cultural arrancou aplausos e emocionou o público presente. A banda Malucos Beleza e o músico autista Lourenço Ferreira, mostraram que a arte não tem barreiras, e colocaram todos para cantar a paródia feita com a música de Raul Seixas, Viva a Sociedade Alternativa, ecoando no coração de Porto Alegre o refrão: VIVA A SOCIEDADE INCLUSIVA! E a escritora cega Clarissa Monteiro comoveu todos presentes com suas palavras.
Reflexão e compromisso
O ato desta terça-feira foi muito mais do que uma celebração. Foi um chamado à ação, uma oportunidade de reafirmar o compromisso coletivo com a inclusão. Cada presença, cada gesto e cada palavra reforçaram que a luta pelos direitos das pessoas com deficiência é de todos nós.
Participaram da solenidade de abertura além do presidente da Faders, o presidente do Coepede Nelson Khalil, a presidente do Comdepa Giselle Hubbe, Bibiana Bernardes, dirigente do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência (NUDEPED-DPE/RS), Paulo Brum secretário ajunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, e os vereadores de Porto Alegre: Alvoni Medina (presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre) e Marcelo Bernadi.
A FADERS é grata a cada entidade parceira, a cada profissional que cedeu seu tempo e participou da atividade e, principalmente, a cada cidadão que se uniu a causa. “Juntos, construímos pontes de solidariedade e traçamos caminhos para um mundo mais inclusivo Nada sobre nós sem nós!. Que essa mensagem ecoe além deste dia e inspire mudanças reais em nossa sociedade”, enfatizou Lang.
*descrição de imagem no texto alternativo -#acessibilidade