Dia Mundial do Orgulho Autista
Publicação:

O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi criado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. E para comemorar esta data, a FADERS Acessibilidade e Inclusão fará seu primeiro Fórum Temático sobre Autismo On-Line a partir de 29 de junho, na plataforma Google Sala de Aula.
As inscrições poderão ser feitas no site da FADERS a partir do dia 22 de junho. Serão disponibilizadas 250 vagas gratuitas e os inscritos que completarem todo o Fórum receberão certificado.
As inscrições poderão ser feitas no site da FADERS a partir do dia 22 de junho. Serão disponibilizadas 250 vagas gratuitas e os inscritos que completarem todo o Fórum receberão certificado.
Pessoa com TEA
Quais as características da pessoa com transtorno do espectro do autismo (TEA)?
As pessoas com TEA tendem a prestar mais atenção aos objetos do que às outras pessoas. Podem passar tempo muito significativo manipulando e observando um objeto e não se interessar pelo ambiente como um todo e tão pouco responder à propostas e/ou contato com o outro.
O que fazer?
É importante para o desenvolvimento geral que a pessoa com TEA preste mais atenção às outras pessoas.
Como ampliar o interesse? Como fazer para que preste atenção no outro e, ainda, que possa interagir?
Inicialmente é preciso que se saiba no que a pessoa com TEA foca a sua atenção... Observe-a e liste os seus interesses. Observe-a em diversos contextos – em casa e nos diversos espaços. Saiba o que lhe desperta o interesse e também o que possa distraí-lo ou desorganizá-lo.
O ideal é que a pessoa com TEA não permaneça na mesmice – fazer inúmeras vezes a mesma coisa, sem uso criativo, simbólico ou funcional. Não aceite. Compreenda, mas passo a passo, vá introduzindo um novo elemento, fazendo pequenas mudanças, introduzindo também a sua presença. Aos poucos, o repertório de interesses será ampliado e, nas atividades de vida diária, o engajamento será maior.
As pessoas com TEA tendem a prestar mais atenção aos objetos do que às outras pessoas. Podem passar tempo muito significativo manipulando e observando um objeto e não se interessar pelo ambiente como um todo e tão pouco responder à propostas e/ou contato com o outro.
O que fazer?
É importante para o desenvolvimento geral que a pessoa com TEA preste mais atenção às outras pessoas.
Como ampliar o interesse? Como fazer para que preste atenção no outro e, ainda, que possa interagir?
Inicialmente é preciso que se saiba no que a pessoa com TEA foca a sua atenção... Observe-a e liste os seus interesses. Observe-a em diversos contextos – em casa e nos diversos espaços. Saiba o que lhe desperta o interesse e também o que possa distraí-lo ou desorganizá-lo.
O ideal é que a pessoa com TEA não permaneça na mesmice – fazer inúmeras vezes a mesma coisa, sem uso criativo, simbólico ou funcional. Não aceite. Compreenda, mas passo a passo, vá introduzindo um novo elemento, fazendo pequenas mudanças, introduzindo também a sua presença. Aos poucos, o repertório de interesses será ampliado e, nas atividades de vida diária, o engajamento será maior.
Participe do Fórum Temático sobre Autismo On-Line - 29/06
Inscrições a partir de 22/06 pelo www.faders.rs.gov.br
Vagas Limitadas!
Evento Gratuito com certificado
Inscrições a partir de 22/06 pelo www.faders.rs.gov.br
Vagas Limitadas!
Evento Gratuito com certificado