FADERS destaca a importância do cuidado com a saúde mental de mães com deficiência e mães de PcD
Campanha Maio Furta-Cor incentiva o acesso a recursos de acessibilidade que possam ajudá-las a lidar com as barreiras cotidianas
Publicação:

A campanha Maio Furta-Cor tem como objetivo conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental materna, e a FADERS Acessibilidade e Inclusão destaca a importância do cuidado com a saúde mental de mães com deficiência e mães de pessoas com deficiência.
Sabemos que ser mãe já é uma tarefa desafiadora por si só, mas quando a mãe tem algum tipo de deficiência ou é mãe de uma criança com deficiência, os desafios podem ser ainda maiores. É fundamental o acesso a recursos de acessibilidade que atendam às suas necessidades específicas e que possam ajudá-las a lidar com as barreiras cotidianas.
O estresse e a sobrecarga, quando não há uma rede de apoio, pode afetar a saúde mental, levando a ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, entre outros sintomas.
Grupos de apoio, associações de mães com deficiência e mães de pessoas com deficiência possuem um papel inestimável neste aspecto.
Podem oferecer um espaço seguro para as mães compartilharem suas experiências, angústias e frustrações, além de obterem informações úteis e suporte emocional de outras pessoas que enfrentam situações semelhantes, auxiliando a diminuir o isolamento, a aumentar a autoestima e a melhorar a qualidade de vida dessas mães, e de suas famílias.