FADERS e Assembleia Legislativa do RS promovem debate sobre acessibilidade e a importância dos cães-guia

Card com fundo branco – no canto esquerdo há uma imagem de uma jovem de pele clara, cabelos presos, usa óculos escuros e veste roupas pesadas de frio, em sua mao direita uma guia roxa do seu cão guia de pelagem clara – no lado esquerdo segue o seguinte texto em azul escuro –  FADERS E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS CONVIDAM PARA "RODA DE CONVERSA SOBRE ACESSIBILIDADE E A IMPORTÂNCIA DOS CÃES-GUIA PARA OS DEFICIENTES VISUAIS".DATA: SEGUNDA-FEIRA, 01 DE JULHO- HORÁRIO: A PARTIR DAS 14H- LOCAL: SALA DE CONVERGÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS
O EVENTO CONTARÁ COM A PRESENÇA DE LEONARDO GOULART, PROFESSOR, TREINADOR E INSTRUTOR DE MOBILIDADE COM CÃES-GUIA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ, E AUTOR DO MANUAL DO USUÁRIO DE CÃO-GUIA (2022).
Abaixo as logos da: Faders, Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, e Assembleia Legislativa do RS. ENCERRAMENTO DA DESCRIÇÃO
Faders realiza Roda de conversa sobre acessibilidade e a importância dos cães-guia para ops deficientes visuais, dia 01 de julho - Foto: ASCOM- Faders
Por Bethania Haas Loblein- ASCOM Faders

A FADERS - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS,  e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizam, na próxima segunda-feira, 01 de julho, uma Roda de Conversa sobre Acessibilidade e a importância dos cães-guia para deficientes visuais. O evento ocorrerá a partir das 14h, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa do RS.

O encontro contará com a presença de Leonardo Goulart, professor, treinador e instrutor de mobilidade com cães-guia no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, e autor do "Manual do Usuário de Cão-Guia" (2022). Goulart compartilhará sua experiência e conhecimentos sobre o treinamento dos cães-guia, a mobilidade e independência proporcionadas pelos pets.

Para Marquinho Lang, presidente da FADERS, "a roda de conversa é uma oportunidade para discutir e promover a inclusão das pessoas com deficiência visual, destacando o papel fundamental dos cães-guia na mobilidade e autonomia dessas pessoas, e chamando atenção para o movimento que estamos fazendo junto com demais órgãos estaduais para que o RS tenha treinadores para esta modalidade."

Dados da União Nacional de Usuários de Cães-Guia revelam que há 189 cães-guia em atividade no Brasil, sendo 11 no Rio Grande do Sul. O presidente da Faders enfatiza que segundo dados do IBGE de 2023 há de 6,5 milhões de deficientes visuais e apenas cerca de 200 cães-guia trabalhando no Brasil. A implantação do cão-guia como política pública é um dos maiores desafios enfrentados hoje e trazer esse treinamento para o RS é essencial para ampliar o acesso."

O evento é aberto ao público e busca promover a conscientização e o debate sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual.

Participe e contribua para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Inscreva-se aqui!

Serviço:

- Data: Segunda-feira, 01 de julho