Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

FADERS lança segunda pesquisa sobre Autismo no Rio Grande do Sul

Com dados da Ciptea, fundação apresenta características dos gaúchos com autismo

Publicação:

Cartão com fundo degradê do branco ao centro ao azul nas pontas. No alto, o título “Mês de conscientização sobre o Autismo”, “Seminário Descobrindo o autismo”, com um coração azul desenhado à esquerda. Ao centro, a programação explícita no corpo do texto. No rodapé, as logomarcas da FADERS Acessibilidade e Inclusão e do Governo do Estado, Novas Façanhas na Assistência Social, e um QR Code que remete à inscrição no evento.
As inscrições para o Seminário são gratuitas

No dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Para marcar, a FADERS Acessibilidade e Inclusão, fundação vinculada à Secretaria de Assistência Social, preparou o Seminário Descobrindo o Autismo no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, será divulgada a segunda edição da Pesquisa “Características da população com Transtorno do Espectro Autista no RS”. O evento ocorre no dia 3 de abril, das 13h às 17h30, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) da Assembleia Legislativa RS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

A Pesquisa foi realizada com base nos dados de quase dez mil pessoas com autismo que encaminharam a documentação para a FADERS a fim de obter a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea). O estudo é fundamental para se conhecer e aplicar políticas públicas às pessoas com autismo do Rio Grande do Sul, inclusive com especificidades regionais. Se a primeira edição partiu de um recorte de 4.074 pessoas, a atual pesquisa mais do que dobrou esse universo, com dados coletados a partir de 9.503 Cipteas.

A partir da semana que vem, a nova pesquisa estará disponível no site da FADERS. Anualmente, sempre nos meses de abril, dedicado à conscientização sobre o Autismo, os dados serão atualizados. Este estudo aponta informações relevantes relacionados à assistência social, à educação, à saúde, ao emprego e à renda.

O Seminário: Além da apresentação da pesquisa, ainda teremos uma palestra sobre o Programa TEAcolhe, com a coordenadora Fernanda Mielke, e outra sobre a Lei nº 15.322/2019, que instituiu no Estado a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

 

 

Serviço

 O que: Seminário Descobrindo o Autismo no Rio Grande do Sul

Quando: 03 de abril de 2023, das 13h00 às 17h30

Local: Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho – na Assembleia Legislativa RS (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre – RS)

 

Programação:

13:00 - Credenciamento

13h30 – Mesa de Abertura

14:00 – Apresentação da Pesquisa “Características da população dom TEA no RS” – Aline Monteiro Correia, Coordenadora de Pesquisa da FADERS.

15:00 – Intervalo

15:20 – O Programa TEAcolhe – Fernanda Mielke, coordenadora do TEAcolhe.

16:20 – Lei nº 15.322/2019, Avanços e Desafios – Clarissa Aliati Beleza, Chefe da Unidade Cadep

17:00 – Debate

INSCRIÇÕES AQUI

FADERS