FADERS participa de reunião sobre acessibilidade nas eleições com TRE-RS e entidades de defesa dos direitos das PcD

foto - feita do alto registra a mesa de reunião, mesa em madeira, ao redor cadeiras pretas em couro e rodinhas, nelas estão os representantes de entidades, o desembargador e a diretora geral do TRE RS e os presidentes do Coepede e da Faders.
FADERS participa de reunião sobre acessibilidade nas eleições com TRE-RS e entidades de defesa dos direitos das pessoas com defi - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein MTB - 10359

Na tarde desta quarta-feira, o presidente da FADERS, Marquinho Lang, participou de uma importante reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Nelson Khalil, e representantes da União de Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS) e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS). O encontro contou com a presença da diretora-geral do TRE, Ana Gabriela Veiga, e do Desembargador Eleitoral Francisco Thomaz Telles, para debater os desafios da acessibilidade no processo eleitoral, especialmente após as recentes catástrofes climáticas que alteraram 27 locais de votação.

Muitos desses novos locais não oferecem condições adequadas de acessibilidade para as pessoas com deficiência, o que foi um dos principais pontos de discussão da reunião. As entidades presentes destacaram a urgência de aprimorar o acesso e garantir que todos os eleitores, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas, possam exercer seu direito ao voto com dignidade e autonomia.

O encontro abriu espaço para sugestões de melhorias, como a implementação de um treinamento especializado para mesários e equipes de apoio eleitoral, capacitando-os para atender de forma inclusiva eleitores com deficiência e altas habilidades. Inclusive Lang sugeriu o curso de Abordagem com Cidadania da Faders direcionado para o processo eleitoral, o que deve acontecer para o próximo pleito.

A proposta visa fortalecer o compromisso com a inclusão e iniciar um debate contínuo sobre acessibilidade nas eleições futuras.

“Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso igualitário às urnas, e o diálogo de hoje foi um passo importante para essa construção,” afirmou o presidente da FADERS, Marquinho Lang.

A FADERS continuará acompanhando o andamento das discussões e trabalhando em parceria com o TRE e outras entidades para assegurar que as próximas eleições sejam mais acessíveis e inclusivas.