Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

FADERS recebe Prancha Tátil da Exposição “Sem Fronteiras” e reforça compromisso com a Inclusão na Arte e Cultura

Publicação:

Foto – da esquerda para direita- sentada em uma cadeira marrom e em sua frente uma mesa em madeira clara a Diretora Técnica da Faders segura a prancha tátil junto com o presidente da entidade que está ao seu lado em sua cadeira de rodas, em pé atrás deles a Coordenadora de Atendimento, a Coordenadora de Capacitação, a coordenadora de Acessibilidade, a coordenadora  de Direitos e Políticas Públicas, o diretor Administrativo e o Chefe de Gabinete da Faders.Ao fundo uma parede branca e o banner da faders,do lado direito dele a bandeira do RS e do esquerdo a do Brasil, no chão um carpete marrom. Fim da descrição.
FADERS recebe Prancha Tátil da Exposição “Sem Fronteiras” e reforça compromisso com a inclusão na Arte e Cultura - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein MTB - 10359

Esta semana, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, recebeu uma prancha tátil da exposição Sem Fronteiras, parte do projeto Estância da Arte, que integrou a programação da Expointer 2024. A exposição inovadora trouxe à tona novas perspectivas sobre a vida no campo, tendo a inclusão como um dos pilares centrais. Com o objetivo de tornar as experiências artísticas acessíveis, o projeto ofereceu recursos como audiodescrição das obras, rampas de acesso, pranchas táteis para percepção tátil de texturas e materiais, mediação em Libras, além de guias videntes para melhor suporte ao público com deficiência visual.

Durante a Expointer, a FADERS, através de sua Estação de Acessibilidade, organizou visitas guiadas para grupos de pessoas com deficiência visual e auditiva, proporcionando uma experiência única e acessível das manifestações artísticas presentes na exposição. O presidente da FADERS, Marco Antônio Lang, destacou o impacto de iniciativas como essa, que levam a arte e a cultura a todos: "A inclusão é essencial para que todos possam apreciar o que nossa cultura tem de mais belo. Trazer uma parte dessa experiência para a FADERS fortalece nosso compromisso de construir um Rio Grande do Sul mais acessível e inclusivo."

A prancha tátil recebida pela FADERS representa um marco para a instituição, que segue ampliando o acesso à cultura e fortalecendo seu papel na promoção da inclusão e acessibilidade em diversos setores.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

 

FADERS