Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Marquinho Lang apresenta dados sobre o autismo no Vale do Taquari

Evento ocorreu em Bom Retiro do Sul, sede do Centro Regional de Referência em Autismo

Publicação:

Sentado sobre cadeira de rodas, Marquinho Lang fala ao microfone, observado por uma mulher e dois homens em pé, ao lado de Eder Ciceri, que também está sentado sobre cadeira de rodas.
Vale do Taquari já recebeu cerca de 400 Cipteas

A partir da parceria entre FADERS Acessibilidade e Inclusão e o Centro Regional de Referência em Autismo (TEAcolhe) da Apae de Bom Retiro do Sul, o presidente da fundação, Marquinho Lang, esteve no município para apresentar os números do autismo na região do Vale do Taquari e a entregar Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Desde que começou a ser produzida, em 2021, até o momento já foram encaminhadas cerca de 400 Cipteas para a região. Estima-se que o Vale do Taquari tenha em torno de 10 mil pessoas com TEA. No Rio Grande do Sul, a projeção é de que sejam mais de 300 mil pessoas com autismo. Mais de 12 mil delas já contam com a Ciptea confeccionada pela FADERS. Os dados obtidos a partir das carteiras de identificação são regularmente analisados pela coordenadoria de Pesquisa da fundação. A segunda edição deste estudo está disponível no site da FADERS (www.faders.rs.gov.br).
Participaram o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto; o vice, Eder Eduardo Muller Ciceri; o presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Ferreira; a coordenadora do TEAcolhe de Bom Retiro, Aline Machado; representantes da APAE e da Associação de Famílias e Amigos dos Autistas Bom-Retirenses (AFAMAB).

FADERS