Marquinho Lang apresenta dados sobre o autismo no Vale do Taquari

Evento ocorreu em Bom Retiro do Sul, sede do Centro Regional de Referência em Autismo

Sentado sobre cadeira de rodas, Marquinho Lang fala ao microfone, observado por uma mulher e dois homens em pé, ao lado de Eder Ciceri, que também está sentado sobre cadeira de rodas.
Vale do Taquari já recebeu cerca de 400 Cipteas

A partir da parceria entre FADERS Acessibilidade e Inclusão e o Centro Regional de Referência em Autismo (TEAcolhe) da Apae de Bom Retiro do Sul, o presidente da fundação, Marquinho Lang, esteve no município para apresentar os números do autismo na região do Vale do Taquari e a entregar Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Desde que começou a ser produzida, em 2021, até o momento já foram encaminhadas cerca de 400 Cipteas para a região. Estima-se que o Vale do Taquari tenha em torno de 10 mil pessoas com TEA. No Rio Grande do Sul, a projeção é de que sejam mais de 300 mil pessoas com autismo. Mais de 12 mil delas já contam com a Ciptea confeccionada pela FADERS. Os dados obtidos a partir das carteiras de identificação são regularmente analisados pela coordenadoria de Pesquisa da fundação. A segunda edição deste estudo está disponível no site da FADERS (www.faders.rs.gov.br).
Participaram o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto; o vice, Eder Eduardo Muller Ciceri; o presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Ferreira; a coordenadora do TEAcolhe de Bom Retiro, Aline Machado; representantes da APAE e da Associação de Famílias e Amigos dos Autistas Bom-Retirenses (AFAMAB).