MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO - 2ª Edição da Feira Azul acontece em 04 de abril
Realizada pela Faders, a atividade tem como tema "Conversando sobre o Autismo"
Publicação:

A Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social RS, realiza em 04 de abril a 2ª edição da Feira Azul: "Conversando sobre o Autismo". O evento visa promover um diálogo aberto e construtivo sobre o autismo, enfatizando a importância de reconhecer as capacidades das pessoas autistas e respeitar seus limites, conscientizando e propagando informações de qualidade sobre o TEA e é organizado pelo Cadep – Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas da Faders.
A Feira contará com uma variedade de atividades, incluindo palestras, estandes de direitos e serviços, atividades concomitantes projetadas para oferecer insights valiosos e promover uma compreensão mais profunda das necessidades e potenciais das pessoas autistas.
"É fundamental promover conversas construtivas sobre o autismo, reconhecendo as habilidades únicas de cada indivíduo e garantindo que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas, além de trocar informações quanto aos direitos e benefícios sociais desta comunidade", enfatiza o presidente da Faders, Marquinho Lang.
Confirmados na Feira Azul: Associação Estrela Azul de Sapucaia do Sul, Federação Espírita, Ong Esporte Mais, Projeto Multi - Livros Acessíveis UFRGS, Artesão Silvio do Brique, Instituto Espaço T21, Brigada Militar, Núcleo do Trabalho/FADERS, Acolhimento/FADERS, SECAT/FADERS, CAZON/FADERS, Escola de Ensino Médio Lilia Mazeron/SEDUC, Instituto Autismo e Vida.
As inscrições para a Feira Azul estão abertas até o dia 3 de abril, através do Link - FEIRA AZUL
Saiba mais sobre a Feira Azul
A Feira Azul teve sua primeira edição em 2023 com objetivo de compartilhar produtos e ideias das mães e familiares que frequentam o GAFAPA- Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo da Faders, composto na sua maioria por familiares que precisaram abandonar trabalho ou emprego após diagnóstico do filho com TEA, e que agora realizam trabalhos manuais que comercializam para ter uma renda, e ainda trabalham na defesa dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo através da participação e liderança de Entidades e Associações. Esta foi a inspiração para a Feira Azul, com estandes onde estas famílias podem apresentar e comercializar o artesanato, além de toda uma programação aberta à comunidade a fim de conscientizar e debater sobre o Autismo.
Em 2023 o evento teve como destaque a apresentação do GAFAPA Online - trabalho realizado semanalmente no período da pandemia do COVID 19. Já este ano, 2024, o diferencial será o “Seminário para pais, familiares e profissionais” e a emissão de Certificado para todos que participarem da Feira Azul.
Programação
- 9h: Apresentação Musical de Bruno Meyer do Instituto Espaço T21 e Abertura Oficial
- 10h10: Vozes do GAFAPA com Vítor Marques Francisco
- 10h40: Conversando sobre a Linguagem e o Brincar no Autismo - Ana Flávia Beckel Rigueira e Mirelle Melo Ferreira Duarte
- 11h25: Ensino Estruturado – Aprendizagem Passo a Passo” com Clarissa Alliati Beleza
-12h: encerramento
Atividades Concomitantes:
- Estandes com:
-Material de Divulgação de Entidades e Associações da Comunidade Austista
- Plantão para Confecção da CIPTEA - Carteira de Identificação da Pessoa com TEA
- SINE Móvel e Núcleo do Trabalho
- Acolhimento Faders
- Informações sobre a Equoterapia que a Faders realiza em parceria com a BM
- Informação sobre o Programa Rede Praia Acessível
- Distribuição de Mudas/CAZON
- Dicas de Leitura, Filmes e Séries
- Contação de Histórias