Revista Aprendiz celebra 10 Anos com artigoda FADERS sobre Inclusão no Mercado de Trabalho
Publicação:
Na tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro, no auditório da Emater, em Porto Alegre, aconteceu o lançamento da 10ª edição da Revista Aprendiz, um marco na trajetória do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP), publicação há uma década promove reflexões e avanços na aprendizagem profissional no Rio Grande do Sul.
Este ano, a FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), através de sua Unidade Trabalho, contribuiu com o artigo "TEA no Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades", uma narrativa sobre a história de Vinícius Jacques Cabreira dia Santos, um jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que encontrou na oficina Noções Básicas de Preparação para o Trabalho da Fundação uma oportunidade de desenvolver suas habilidades e conquistar espaço no mercado de trabalho.
A Aprendizagem Profissional como Ferramenta de Inclusão
A Revista Aprendiz reúne anualmente as vozes e experiências das instituições que compõem o FOGAP, bem como, por convidados. Ela se destaca como um espaço para compartilhar boas práticas e reforçar a importância da aprendizagem profissional.
Para Eloide Marconi, chefe da Unidade Trabalho da FADERS a aprendizagem profissional é uma das ferramentas mais eficazes para romper barreiras e combater o capacitismo. “Para pessoas com deficiência, representa não apenas uma porta de entrada para o mercado de trabalho, mas também a realização de um direito fundamental: o direito de participar, de contribuir e de pertencer."
Combatendo o Capacitismo e Promovendo Oportunidades
O artigo da FADERS, entidade vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social RS, não apenas conta a história de Vinícius, mas também lança luz sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ele reforça a necessidade de eliminar barreiras e de criar ambientes acessíveis e inclusivos, onde todos possam alcançar seu potencial.
"Cada jovem que tem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio da aprendizagem é uma vitória contra o preconceito e uma afirmação do valor da diversidade," completa Eloide, que complementa “aqui também não podemos deixar de citar a importância da empresa no processo de ingresso no trabalho das PcD”.
Leia e Inspire-se
Quer conhecer mais sobre a história de Vinícius e ler o artigo escrito pela equipe da Faders ? Acesse o conteúdo completo aqui e descubra como a aprendizagem profissional está transformando vidas.
TEXTO REVISTA 2024 (.pdf 335,42 KBytes)
*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade
#Inclusão #Acessibilidade #AprendizagemProfissional #CapacitismoNão #FADERS