Reunião trata da reforma da Unidade Morretes e Escola Lilia Mazeron
Revitalização visa atender aumento da demanda pela única escola pública bilíngue do RS
Publicação:

A reforma da unidade Morretes da FADERS Acessibilidade e Inclusão e da Escola Estadual para Surdos Professora Lilia Mazeron foi a pauta da reunião virtual entre dirigentes da Fundação e do Governo do Estado, realizada na tarde desta quarta-feira (30). As duas instituições dividem o espaço do prédio situado na Zona Norte de Porto Alegre.
A revitalização do espaço é importante porque a escola está absorvendo grande parte dos alunos que eram atendidos pela Escola Especial Ulbra Concórdia. A instituição especializada na educação de surdos, que era localizada no bairro Vila Ipiranga, encerrou as atividades neste ano porque a mantenedora entrou em recuperação judicial e perdeu o certificado de filantropia. “A FADERS é parceira para tudo o que precisar ser feito a fim de facilitar a absorção da demanda de estudantes pela escola bilíngue. Esta é uma grande oportunidade de adequar toda a estrutura para que seja 100% acessível, e a FADERS não abre mão disto. Tenho certeza de que o investimento que será feito no prédio representará uma mudança de paradigmas e vai mudar para melhor a educação para surdos do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da FADERS, Marquinho Lang.
Além de Lang, participaram da reunião representando a FADERS, o diretor administrativo Romário Cruz; o chefe de Gabinete, Gabriel Zanella; e a coordenadora administrativa Magda Peixoto Portela. Estiveram presentes também a secretária adjunta da Secretaria de Educação, Stefanie Henking Eskereski; a arquiteta do departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras, Angela Maffissoni; o coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Alaor Baptista Chagas; diretor do Departamento Administrativo na Secretaria Estadual da Educação, Joel Rech; diretora da escola Lilia Mazzeron, Rejane Regina Koltz Plinski; e a ex-diretora administrativa da FADERS e assessora em Educação Especial da Seduc, Vania Elizabeth Chiella.