Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Curso on-line de LIBRAS é encerrado com avaliação positiva

Inscritos de 38 municípios gaúchos tiveram a oportunidade de aprender a se comunicar por sinais

Publicação:

Instantâneo do encontro virtual que encerrou o Curso de Libras. São mostradas 18 janelas, distribuís em grupos de cinco nas três primeiras linhas e com três janelas na linha inferior. Seis janelas estão no modo câmera fechada, mostrando apenas ícones circulares coloridos. Nas demais, a presença de mulheres e homens.
Nova edição está prevista para 2022

Aconteceu na manhã de sexta-feira (10) o encerramento da segunda turma do curso virtual de Língua Brasileira de Sinais (Libras) promovido pela FADERS. Desde de 18 maio, 153 inscritos participaram das aulas na modalidade à distância, uma inovação promovida pela FADERS Acessibilidade e Inclusão para driblar as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Se o formato on-line traz algumas limitações em relação às aulas presenciais, por outro permite que o Curso – antes restrito a moradores da Região Metropolitana – chegue também a outras cidades mais distantes, como Passo Fundo, Pelotas ou Caxias. Ao todo, 38 municípios gaúchos foram representados no Curso. De acordo com a coordenadora de Capacitação , Eva Loreni de Castilhos, as aulas foram bem avaliadas pelos alunos. “O curso de Libras teve avaliação e feedback positivos, inclusive no que se refere a configuração de mãos. O esforço dos professores, dos alunos, das tutoras, fez com que esse formato funcionasse muito bem e ultrapassasse aquele limite territorial que as aulas presenciais impõem”, afirmou.
O Curso de Libras da FADERS tem como professores Patrícia da Silva Rodrigues, Simone Fontoura e Luciano da Silva Abreu, do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (SECAT/FADERS); coordenação da chefe da Unidade Secat, Alexsandra Paz Araújo, com tutoria da pedagoga Greice Santos e da professora Susan Della Pace. Integraram a equipe ainda a coordenadora de Capacitação da FADERS, Eva Loreni de Castilhos, a coordenadora de Acessibilidade, Aline Monteiro Correa, e a analista fonoaudióloga Alane Nerbass Souza.

FADERS